O Centrão já tem nome para tentar derrubar a ministra do Esporte, Ana Moser. Quer levar ao Planalto a indicação do deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para ocupar a Pasta. A articulação está sendo feita por lideranças do partido na Câmara.
Como revelou a Coluna, o grupo aumentou seu apetite por espaços no Governo Lula e, sem conseguir nenhuma sinalização favorável para ganhar o Ministério da Saúde, passou a mirar a pasta dos Esportes. E, após a aprovação da reforma tributária, agora cobra a fatura.
A bancada do Republicanos se aproximou do Planalto para aprovar a pauta econômica do Planalto, mas dada a insistência do presidente Marcos Pereira (SP) em manter a legenda como independente, ficaria com uma pasta “menor”. As lideranças do partido á possuem discurso pronto para a troca. Caso seja efetivada, ela será tratada como uma “indicação da cota pessoal de Lula”, segundo uma fonte ouvida pela Coluna.
SEM AVAL
O presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira, disse que os parlamentares podem indicar, mas que o partido não vai endossar. Por meio da assessoria, afirmou não haver hipótese de a sigla entrar para a base de apoio do governo Lula. “Seguiremos independentes até o fim do governo Lula. As pautas serão tratadas individualmente. O caso da reforma tributária é um exemplo”, ressaltou.
REFORMA
Fato é que o Republicanos entregou 36 votos favoráveis à reforma tributária, aprovada na quinta-feira (06), na Câmara dos Deputados. Esse número representa 88% da bancada do partido na Casa.
Silvio Costa Filho é um dos nomes “lulistas” na legenda, que também acomoda diversos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.