PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

BNDES financia R$ 23 milhões para empresa de manejo florestal sustentável e certificado no Amazonas

Banco destaca que essa é a primeira operação na linha Finame Direto e diz que extração legal de madeira obedece limites estabelecidos por órgãos ambientais estadual e federal, recomendações da comunidade científica e padrão de certificações

PUBLICIDADE

Foto do author Roseann Kennedy
Atualização:

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 23 milhões da linha Finame Direto para a Mil Madeiras Preciosas, empresa especializada em manejo sustentável de mata nativa. De acordo com a instituição, essa é a primeira operação do tipo. O empréstimo poderá ser usado para aquisição de máquinas, equipamentos e sistemas industriais de fabricação nacional ou no capital de giro.

PUBLICIDADE

A diretora Socioambiental do banco, Tereza Campello, disse que o banco está empenhado em identificar gargalos da cadeia produtiva voltada à economia da floresta. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirma que o apoio à conservação e ao manejo de florestas nativas é uma das prioridades estratégicas do governo Lula. “Pela capacidade de gerar benefícios na captura de carbono, manutenção da biodiversidade e geração de trabalho e renda”.

O uso sustentável da floresta no longo prazo exige que a área explorada permaneça intocada por um período de 30 a 35 anos, o que permite a regeneração da mata. No manejo florestal sustentável, a extração de madeira é feita num sistema de rodízio, no qual cada área é explorada em um período diferente.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Foto: Pedro Kirilos/Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.