O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) agradeceu nesta sexta-feira, 28, uma mensagem de apoio do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que chamou Bolsonaro de “o maior líder da oposição”. O ex-presidente, réu no Supremo Tribunal Federal (STF), disse ter “grande carinho” por Zema em uma publicação no X. Uma ala do Novo defende que Zema seja vice na chapa presidencial da direita no próximo ano.
“Governador, muito obrigado pelas palavras, consideração e deixo aqui também minha consideração e grande carinho por Vossa Excelência!”, escreveu Bolsonaro na rede social, em resposta à seguinte publicação de Zema na véspera: “O maior líder da oposição ao governo do PT é Jair Bolsonaro. Espero que a justiça seja feita e que ele recupere seus direitos políticos”.

Desde 2023, Bolsonaro está inelegível, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Por isso, o ex-presidente não poderá se candidatar ao Palácio do Planalto em 2026, mas diz que tentará registrar a candidatura mesmo assim, a exemplo do que fez Lula em 2018. O petista fez o registro mesmo barrado pela Ficha Limpa e teve de ceder o lugar na chapa para Fernando Haddad.
Zema vem fazendo diversos acenos a Bolsonaro, mesmo antes do julgamento do Supremo. Em janeiro, o governador mineiro afirmou que nenhum político da direita supera Bolsonaro nas pesquisas. No mês seguinte, reforçou que o ex-presidente era o “nome mais viável da direita”, e afirmou: “A nossa Justiça tem sido, infelizmente, pródiga em condenar e descondenar ao sabor do momento, o que é muito ruim”.