Mais de dois mil clientes da Caixa foram surpreendidos em dezembro com cobrança indevida de prestação da casa própria. O banco estatal cobrou duas vezes o valor de mutuários. Com isso, clientes com débito automático tiveram o dinheiro descontado de uma só vez.
O banco admitiu a falha à Coluna do Estadão, mas justificou que se deve a uma “ocorrência tecnológica” que impactou um “grupo específico de contratos habitacionais”, durante o mês de novembro.
O número total de clientes atingido foi de 2.048, o que representa 0,03% da carteira de financiamento imobiliário ativa, ainda de acordo com a instituição.
Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato pelo Whatsapp da Caixa no número 0800 104 0104.
Líder no segmento de financiamento habitacional, a Caixa diz que adotou medidas para regularizar os débitos indevidos. O estorno da prestação cobrada indevidamente foi feito em dois dias, segundo o banco.
Centrão assumiu o comando da Caixa em novembro
A Caixa está há um mês sob o comando de Carlos Vieira, indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu Rita Serrano do comando do banco estatal para fazer afagos ao Centrão, que agora briga pela divisão das vice-presidências. A mais cobiçada é justamente a de Habitação, hoje nas mãos da petista Inês Magalhães.
Quando foi eleito, Lula prometeu dar mais equilíbrio de gênero na composição do governo. Mas já caíram Ana Moser (Esporte) e Daniela Carneiro (Turismo), além de Rita na Caixa.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.