O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD-MT), pediu ao chefe da Casa Civil, Rui Costa, e ao vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), que o governo não transfira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A mudança é um pleito de movimentos sociais ligados ao PT, como o MST, e era tratada como certa pelo ministro do MDA, Paulo Teixeira (PT-SP). Na visão de aliados de Fávaro, o MDA não tem experiência na gestão de estoques reguladores e na política de preços mínimos de insumos agrários. Desde a sua criação, em 1990, a Conab só ficou fora da pasta da Agricultura por seis meses, no governo Collor, e acabou voltando após uma avalanche de queixas de produtores rurais.
MEIO. Uma das saídas para evitar o conflito entre as pastas é transformar a Conab em uma “agência” de produção de informações para o campo, de gestão compartilhada pelos dois ministérios. A palavra final será de Lula, que avalia se cede à base eleitoral ou se faz aceno a ruralistas.
PLANOS. Havia a expectativa de que Paulo Teixeira anunciasse o comando da Conab nesta semana - um dos cotados é Edegar Pretto (PT-RS). Mas Teixeira adiou a decisão para se inteirar mais sobre o assunto. Durante a transição, ele se preparou para assumir a pasta da Comunicação e soube que ficaria com o MDA na semana anterior à posse. A pasta era prometida a Reginaldo Lopes (PT-MG).
PRONTO, FALEI! Henrique Vieira (PSOL-RJ), deputado federal eleito
“Existe uma frente ampla, mas tem limite. Pode ser um caso que exija revisão da nomeação”, disse, sobre vínculo de Daniela do Waguinho com miliciano.
CLICK. Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo (Republicanos)
Tirou foto para o crachá do Palácio dos Bandeirantes, onde vai bater ponto nos próximos quatro anos. O item é necessário para passar pelas catracas do local.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.