Uma “churrascada” promovida pelo deputado Fernando Marangoni (União-SP), nesta quarta-feira, 22, promete reunir de ministros do governo Lula a lideranças da oposição em Brasília. Nos bastidores, a leitura é que o evento será uma oportunidade para o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), melhorar sua relação com os pares e impulsionar sua candidatura à presidência da Casa.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ainda não anunciou publicamente quem ele apoiará na sucessão, mas Elmar Nascimento é visto como o favorito do alagoano. A eleição interna da Casa acontecerá em 2025 e também tem como cotados os deputados Antônio Brito (PSD) e Marcos Pereira (Republicanos).
Entre os ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a presença mais aguardada é a de Alexandre Padilha (Relações Institucionais). Ele é desafeto público do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e tenta melhorar sua relação com os parlamentares. Os ministros Celso Sabino (Turismo), Juscelino Filho (Comunicações), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Jader Filho (Cidades) também são esperados.
Marangoni, que integra um partido do Centrão, avisou aos colegas que o ambiente será para descontração e não quer saber de atritos entre governo e oposição. O evento terá muita música sertaneja. A dupla Thaeme & Thiago será a atração principal e outros cinco artistas embalarão a noite.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.