Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 12, sobre a corrida eleitoral em Santo André, na região do ABC Paulista, foi comemorada com empolgação no comando estadual do PSDB. O pré-candidato tucano, Gilvan Júnior, lidera numericamente a disputa, com 22,4% e 22,8% das intenções de voto, nos dois cenários avaliados pelo instituto Paraná Pesquisas.
Praticamente dizimado no Estado, o PSDB tenta sobrevivência política nas eleições deste ano e cada resultado positivo é recebido com ânimo de grande vitória. No caso de Santo André, há mais de um motivo para isso. O atual prefeito, Paulo Serra, é também presidente do diretório estadual do PSDB e membro da nacional. Além disso, PT e PL aparecem do terceiro lugar em diante, o que significaria hoje estarem fora do segundo turno.
Os dados aparecem assim no primeiro cenário. Gilvan (PSDB) tem 22,4%; o vereador Eduardo Leite (PSB) tem 16,9%. Como a margem de erro é de 3,8 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados. Na sequência estão Bete Siraque (PT), com 15,2%, e o atual vice-prefeito Luiz Zacarias (PL) com 14,5%. Entram no levantamento, ainda, Coronel Edson Sardano (Novo), com 5,9%, e André do Viva (PRTB), com 4,4%.
No outro cenário, André do Viva não é incluído e os resultados seguem a mesma classificação com ligeiras mudanças percentuais. Gilva (22,8%), Eduardo (18%), Luiz Zacarias (15,4%), Bete Siraque (15,25) e Coronel Edson Sardano (6,6%).
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.