EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia. Com Eduardo Barretto e Iander Porcella

Embaixador da França brinca que Lula e Macron ‘enfim se casaram’

Nas comemorações do 14 de julho em Brasília, Emmanuel Lenain divertiu a plateia ao brincar sobre memes nas redes sociais envolvendo os dois presidentes

PUBLICIDADE

Foto do author Eduardo Gayer
Atualização:

Entre crepes e queijos brie, a celebração da Festa Nacional francesa em Brasília contou com um momento de descontração. No seu primeiro discurso de 14 de julho no cargo, o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, brincou que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron “enfim se casaram”. A declaração arrancou risos no convescote promovido na residência do embaixador, na noite desta quinta-feira, 12, em Brasília, que reuniu franco-brasileiros e autoridades diplomáticas.

PUBLICIDADE

A brincadeira faz menção à visita oficial de Macron ao Brasil, em março deste ano, quando ele e Lula viraram “meme” nas redes sociais pelas fotos na Amazônia que supostamente sugeriam um ensaio de fotos “pré-casamento”. O próprio presidente francês entrou na brincadeira e compartilhou um dos memes.

Na comemoração da Festa Nacional, o embaixador Lenain destacou durante seu discurso que é uma “honra” contribuir para o fortalecimento das relações entre Brasil e França. “Hoje, digo com muito orgulho que tivemos sucesso nessa missão: o Presidente Emmanuel Macron e o Presidente Lula enfim se casaram, como pareceu oficializado pelas redes sociais”, declarou o diplomata.

Comemorada oficialmente no dia 14 de julho, a Festa Nacional francesa celebra a Queda da Bastilha, movimento que acabou com o Antigo Regime e deu início à Revolução Francesa.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da França, Emmanuel Macron, na Baía do Guajará. Belém - PA.

  Foto: Ricardo Stuckert

Dias após a reviravolta nas eleições francesas, quando centro e esquerda conseguiram reverteram a situação do primeiro turno e retiraram o favoritismo da ultradireita, o embaixador afirmou em Brasília que o dia era de comemorar “valores fundamentais” da República francesa: liberdade, igualdade, fraternidade.

Publicidade

“Devemos lembrar que nossos antepassados lutaram para conquistar direitos que, ainda hoje, estão sendo ameaçados pelo aumento do extremismo, tanto na Europa quanto na América latina. Esses ideais democráticos que a França e o Brasil compartilham são o pilar da nossa amizade”, afirmou Lenain.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.