A Fundação Perseu Abramo, braço teórico do PT, culpa os Estados Unidos pelo apagão em Cuba. “É o bloqueio, agravado nos últimos anos, que explica a gravidade dos problemas de manutenção e de fornecimento de combustível”, afirma uma nota oficial da entidade.
Uma falha na principal usina da ilha caribenha causou um apagão total no sistema elétrico na última semana. Cerca de 10 milhões de pessoas, quase a totalidade da população de 11 milhões, ficaram no escuro. O governo local declarou “emergência energética”.
No momento em que parte da militância cobra mais pragmatismo do PT, como forma de apoiar a popularidade do governo Lula, a Fundação Perseu Abramo reiterou seu alinhamento ao regime cubano e sua posição crítica ao bloqueio econômico imposto pela Casa Branca.
“O bloqueio causa estes e outros sofrimentos à população cubana, com o objetivo declarado de tentar provocar uma mudança de regime, ou seja, jogar o povo cubano contra o governo. Por isso, é preciso denunciar o bloqueio, é preciso exigir o fim do bloqueio. Mas também é necessário solidariedade, que ajude Cuba a conseguir, imediatamente, combustível, alimentos e divisas”, prossegue a nota.
Nesta quinta-feira, 24, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, cobrou “ações concretas” do governo Lula para ajudar Cuba. “Nosso governo também precisa entrar nessa corrente”, publicou a deputada federal em suas redes sociais.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.