O advogado Danilo Sampaio (PT), genro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a primeira e a segunda instâncias da Justiça Eleitoral barrarem sua candidatura a prefeito de Barra dos Coqueiros (SE). Ele é namorado de Lurian Lula da Silva, filha do presidente. Danilo tem uma candidatura “sub judice”, mas pode receber votos nas urnas neste domingo, 2, se o TSE não julgar o caso até lá.
“A defesa informa que apresentará o recurso ao TSE ratificando ainda que tem absoluta convicção de que Danilo e Lurian não convivem sob o regime de união estável, de sorte que não há qualquer óbice jurídico à candidatura de Danilo à prefeitura do município de Barra dos Coqueiros-SE”, afirmou a campanha do petista, em nota enviada à Coluna do Estadão.
A Constituição proíbe a candidatura de cônjuges e parentes de até segundo grau do presidente da República. A equipe jurídica de Danilo Sampaio, porém, argumenta que ele e a filha de Lula não mantêm uma união estável, já que Lurian mora e vota em Aracaju (SE), e não na Barra dos Coqueiros, como o namorado.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.