EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia. Com Eduardo Barretto e Iander Porcella

Grandes empresas criam grupo para incluir setor privado em compromissos na COP-30

Batizada de SB COP, coalizão foi inspirada em fórum empresarial do G-20

Foto do author Eduardo Barretto
Atualização:

Representantes de grandes empresas contribuirão formalmente com as negociações da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30), que acontecerá em novembro em Belém. O grupo, que inclui Natura, JBS e Solvay-Rhodia, busca incluir o setor produtivo em compromissos ambientais e é liderado pela Confederação Nacional da Indústria.

A coalizão foi batizada de Sustainable Business COP30 (SB COP) (negócio sustentável, em tradução), inspirada no B20, fórum do setor privado dos países do G-20, fórum que reúne as 20 maiores economias do mundo e foi presidido pelo Brasil em 2024. O líder do colegiado na parte brasileira é Ricardo Mussa, ex-CEO da Raízen e da Cosan.

Obras do Parque da Cidade, espaço que sediará a programação da COP30, em Belém Foto: Ricardo Stuckert / Presidencia da Republica

PUBLICIDADE

O CEO da Natura, João Paulo Ferreira, conduz as discussões de bioeconomia. O setor de sistemas alimentares é coordenado pelo CEO da JBS, Gilberto Tomazoni, enquanto a pauta de transição energética fica a cargo de Daniela Manique, CEO Solvay-Rhodia.

Há ainda outras três categorias nas discussões da SB COP: economia circular e materiais; empregos e habilidades verdes; e financiamento climático. Essas áreas são chefiadas, respectivamente, pelos CEOs do Grupo Ambipar, Schneider Electric, e eB Capital.