O ex-senador Heráclito Fortes trocará o União Brasil pelo PSD. Ele passará a coordenar, a partir de 2025, o Conselho Político da sigla de Gilberto Kassab em São Paulo. Interlocutores afirmam que ele é um “entusiasta” do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), de quem Kassab é secretário.
O dirigente partidário comemorou o reforço nas fileiras da legenda e elogiou o novo correligionário. “Ele sempre foi moderado, um político de centro, como é o PSD”, disse Kassab à Coluna do Estadão.
Entre 2015 e 2016, Heráclito foi um dos articuladores impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) e realizava jantares em sua casa, em Brasília, para tratar do afastamento da petista e, posteriormente, barrar no Congresso as denúncias contra Michel Temer (MDB).
Kassab ressaltou que Heráclito é um “interlocutor privilegiado” na política local. Natural do Piauí, o ex-parlamentar mora na capital paulista desde a pandemia de covid-19. “Ele já tem uma história em SP, é muito bem relacionado e tem uma visão política muito profunda, muito correta”, afirmou o presidente do PSD.
“Para mim é uma alegria e uma honra”, comentou Heráclito à Coluna do Estadão. Com o bom trânsito que tem no mundo político, ele chegará para somar, na visão do presidente da legenda. “Ele traz para o partido a experiência de uma vida dedica à política”, ressaltou Kassab.
Heráclito atua hoje como conselheiro na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pretende continuar exercendo o posto. Além de ter ocupado o cargo de senador entre 2003 e 2011, Heráclito também foi deputado federal em três períodos diferentes, o último de 2015 a 2019, e prefeito de Teresina (PI) de 1989 a 1993.