EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia. Com Eduardo Barretto e Iander Porcella

Hugo Motta elege primeira marca de sua gestão na Câmara: aprovar algo ‘grandioso’ na educação

“Estamos montando uma pauta com vários projetos relevantes para o País na área da educação”, diz Hugo Motta à Coluna do Estadão; deputado é favorito para vencer a eleição da presidência da Câmara

PUBLICIDADE

Foto do author Iander Porcella
Atualização:

Favorito para vencer a eleição da presidência da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) já tem em mente uma das primeiras marcas que pretende deixar em sua gestão. O deputado paraibano quer aprovar algo “grandioso” na área da educação, com foco na primeira infância. Apesar do recesso parlamentar de janeiro, ele tem se reunido em Brasília com colegas da Casa - seus eleitores - para ouvir demandas e estreitar laços.

PUBLICIDADE

Um desses encontros ocorreu nesta terça-feira, 14, em Brasília. Motta se reuniu com o presidente da Frente Parlamentar de Educação do Congresso, o deputado Rafael Brito (MDB-AL). A presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz, também participou da conversa. “Estamos montando uma pauta com vários projetos relevantes para o País na área da educação”, disse Hugo Motta à Coluna do Estadão.

“O presidente Hugo é um cara que tem uma visão bem ampla de educação. Ele me confidenciou que queria deixar algo marcado na gestão dele. Alguma entrega importante para a educação sobre primeira infância”, afirmou Rafael Brito. De acordo com o deputado, a ideia é voltar a discutir o tema após Motta ser eleito - o pleito ocorre em 1º de fevereiro.

Hugo Motta (Republicanos-PB), deputado federal, Priscila Cruz, presidente do Todos pela Educação, e Rafael Brito (MDB-AL), presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Foto: Reprodução/Instagram

A Frente liderada por Brito tem uma série de projetos prioritários na Câmara. No caso da primeira infância, a ideia é unir diversas propostas em uma só, para que os deputados aprovem algo “estrutural” na área. Ao longo de 2025, a bancada também espera avançar com uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e um projeto de lei que tratam da valorização de carreira de professores e outros servidores da educação.

Ainda está nos planos da Frente a discussão do Plano Nacional de Educação (PNE) em uma comissão especial na Casa, para que haja mais debate. Outra prioridade é aprovar o reajuste automático do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Está todo mundo muito animado com o Hugo”, comemorou Brito.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.