EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Itamaraty acelera processo para reabrir consulado na Venezuela, após reabertura de embaixada

PUBLICIDADE

Foto do author Beatriz Bulla

Diplomatas que estiveram em Caracas durante o mês de janeiro terão reuniões no Itamaraty nesta semana para acelerar o processo de reabertura do consulado na Venezuela. A embaixada brasileira no país já voltou a funcionar, sem atendimento ao público.

PUBLICIDADE

O governo Lula enviou ao país uma missão para avaliar as condições para reabrir os dois postos diplomáticos - embaixada e consulado -, após restabelecimento de contatos de Brasília com o governo de Nicolás Maduro. O chefe da missão é o embaixador Flávio Macieira, designado encarregado de negócios do Brasil na Venezuela. O diplomata tem linha direta com o chanceler de Lula, Mauro Vieira.

Ainda não há prazo para reabrir o consulado. A previsão do Itamaraty é de que o processo leve algumas semanas, pois é possível enviar diplomatas para atendimento local. O governo brasileiro estima que 20 mil brasileiros vivam na Venezuela.

Imagem mostra chefe de missão diplomática do Itamaraty, Flávio Macieira, e o chanceler venezuelano, Rander Peña, durante encontro em Caracas nesta quinta-feira, 19 Foto: Ministerio do Poder Popular para Relações Exteriores da v
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.