Além dos titulares de cada pasta em seu governo, Lula deverá bater o martelo nos próximos dias sobre os formatos dos novos ministérios, que estão sendo reformulados e podem ser turbinados. Uma das discussões na transição é transferir a Codevasf e a Funasa para o Ministério das Cidades, alvo de interesse dos partidos de centro e até do Centrão. A pasta será criada a partir da divisão do atual Ministério do Desenvolvimento Regional, onde já está alocada a Codevasf. Já a Funasa hoje é vinculada ao Ministério da Saúde. O Ministério da Integração, por sua vez, poderia abrigar os bancos regionais. A opção ainda é dúvida porque não se sabe se Fernando Haddad toparia ceder o controle das instituições.
JOIA. Cidades e Integração estão sendo cobiçados por MDB, União Brasil e PSB. Petistas sugerem por sua vez que, se a Integração for mesmo turbinada, que a pasta seja comandada por Wellington Dias (PT-PI). Ainda mais se Lula optar por deixar a Codevasf sob sua jurisdição.
PRONTO, FALEI! Rubens Barbosa, ex-embaixador
“O Brasil precisa manifestar disposição em ajudar na redemocratização da Venezuela. Não podemos nos alienar do que acontece na região.”
CLICK. Ricardo Lewandowski, ministro do STF
Dono do voto mais aguardado sobre o orçamento secreto, visitou Rodrigo Pacheco no dia em que o Congresso votou resolução sobre o tema.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.