O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é quem vai bater o martelo na escolha do vice na chapa à reeleição de João Campos (PSB). O prefeito do Recife é o gestor de capital mais bem avaliado do País e é cotado para disputar o governo do Pernambuco em 2026. De olho na possibilidade de ficar com a titularidade do cargo, os petistas não abrem mão da cadeira, como mostrou a Coluna do Estadão.
O PT articula as chapas num grupo de trabalho nacional. Mas a negociação no Recife envolve o presidente Lula para evitar racha na sigla ou intriga com o PSB, como já ocorreu no passado; além da possibilidade de o vice assumir a Prefeitura. Os cotados são o deputado federal Carlos Veras e Mozart Sales, assessor da Secretaria de Relações Institucionais.
Nos bastidores, João Campos já avisou aos interessados na vaga que só decidirá o nome do seu vice nas convenções partidárias. Interlocutores do prefeito afirmam que, pelas pesquisas internas, o grupo deve procurar alguém com o perfil do atual gestor, mas não adiantam quem mais se encaixaria nessa descrição.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.