O ex-coach Pablo Marçal (PRTB) protagonizou uma das cenas mais virulentas no primeiro debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo, realizado na noite dessa quinta-feira, 8, pela TV Bandeirantes, ao subir o tom de voz para ofender seus adversários. Mas, se os críticos consideraram sua atuação agressiva e de baixo nível, o desempenho do empresário gerou um tsunami de conteúdo para suas redes sociais.
Marçal publicou 30 vídeos no Instagram, no popular formato de “cortes”, que somavam 56,8 milhões de visualizações doze horas após o debate iniciado às 22h30. Ele é o candidato com maior número de seguidores na rede, 12,3 milhões, e adota postura voltada a viralizar e gerar engajamento entre sua base de “fãs”.
O vídeo mais visto de todos no período (7,7 milhões de vezes) tem apenas quatro segundos. É um trecho no qual Marçal faz uma insinuação envolvendo uso de cocaína contra um de seus rivais, sem nenhuma comprovação de veracidade. O conteúdo foi compartilhado 77 mil vezes e provocou 24,5 mil comentários.
Em comparação, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), adversário com segundo maior número de seguidores no Instagram (2,2 milhões), produziu seis vídeos a partir do debate, que geraram 1,7 milhão de visualizações, 33 vezes menos.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.