BRASÍLIA - Chico Rubens Paiva, diretor de Descarbonização e Finanças Verdes no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) do governo Lula, estará presente na cerimônia do Oscar em Los Angeles neste domingo, 2.
Ele é filho de Vera Paiva e neto de Rubens e Eunice Paiva, figura central do filme “Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles e finalista nas categorias “Melhor filme” e “Melhor filme estrangeiro” na premiação americana. A atriz Fernanda Torres, que interpreta a avó de Chico, concorre ao prêmio de “Melhor atriz”.
Chico vai representando o tio Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme homônimo, publicado em 2015.
Da família Paiva, estarão no evento de gala apenas Chico e sua tia Ana Lúcia Paiva, a Nalu, de 67 anos — a filha que vê o pai pela última vez ao entrar na casa e pedir uma camisa a ele, cena retratada no longa. Momentos depois, agentes da ditadura levariam Rubens Paiva para sempre.

Chico e Ana Lúcia estiveram em duas agendas na quinta e na sexta-feira com produtores e diretores de filmes indicados ao Oscar, no Museu da Academia.
Ex-candidato a vereador pelo PSB em 2020, Chico foi nomeado em março de 2024 no MDIC, chefiado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). A diretoria está subordinada à Secretaria de Economia Verde.
Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu Chico e seu irmão, Juca, além de ministros, presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e autoridades para uma sessão especial do filme no Palácio da Alvorada.