O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou ao telefone na manhã desta segunda-feira, 3, com o premiê da Espanha, Pedro Sánchez. O país europeu enfrenta uma crise diplomática com a Argentina, após o presidente Javier Milei chamar a esposa do líder socialista de “corrupta”.
De acordo com relatos feitos à Coluna do Estadão, os dois fizeram “um sobrevoo sobre os principais temas da agenda internacional”, como as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza, a situação dos fóruns multilaterais e a eleição presidencial no México. Em um momento de descontração, a vitória do Real Madri na Champions League também entrou em pauta. O brasileiro Vini Jr. foi a estrela do campeonato.
A crise com Milei, aliado internacional do ex-presidente Jair Bolsonaro, contudo, não foi comentada.
Lula e Sánchez conversaram ao telefone enquanto presidente aguardava a chegada do presidente da Croácia, Zoran Milanović, no Palácio do Itamaraty.

Brasil e Espanha têm buscado aprofundar a relação multilateral. Nesta terça-feira, 4, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve encontrar seu contraparte espanhol, Carlos Cuerpo, durante sua passagem pelo Vaticano.
Haddad vai participar do workshop “Enfrentar a crise da dívida no Sul Global”, promovido pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais, ligada à Santa Sé. A expectativa no entorno do ministro é que Cuerpo anuncie seu apoio público à proposta brasileira de uma taxação global dos super-ricos.