PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

Quase 30% dos eleitores decidirão candidatos a prefeito na reta final da campanha, mostra pesquisa

Estudo da Febraban mostra que 20% vão esperar o último debate antes da votação para escolher e 9% escolherão apenas no dia da eleição

PUBLICIDADE

Foto do author Roseann Kennedy

A confirmação dos nomes dos candidatos a prefeito nas convenções partidárias não tem sido suficiente para o eleitor brasileiro decidir seu voto. A maioria continua indecisa deixando alguns cenários embolados na disputa municipal, País afora.

PUBLICIDADE

Pesquisa do Ipespe encomendada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), à qual a Coluna do Estadão teve acesso, mostra que apenas 36% dos entrevistas dizem já ter escolhido em quem votar neste ano. Os demais vão esperar a campanha começar formalmente em agosto, 28%, ou deixar para a reta final, 29%, ratificando a máxima de que brasileiro deixa tudo para última hora, especialmente na análise dos postulantes a cargos eletivos.

Esses 29% que deixarão para reta final são compostos da seguinte maneira: 20% vão esperar o último debate e 9% acreditam que só decidirão no dia da eleição. Ou seja, os candidatos terão chances de conquistar o apoio dos eleitores até o último segundo permitido pela legislação, e o desempenho deles nos embates programados entre os adversários será concludente.

A pesquisa Observatório Febraban foi realizada dos dias 4 a 10 de julho, com três mil pessoas, nas cinco regiões do País. No levantamento, 7% não souberam ou não responderam as indagações.

 Foto: Alejandro Zambrana - TSE
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.