O PSD chegou a uma constatação curiosa que anima o partido quando pensa numa eventual candidatura do governador do Paraná, Ratinho Junior, na eleição presidencial de 2026: seu nome, que, na verdade, é um apelido, alcança a simpatia do eleitor nordestino.
Levantamento feito pelo partido mostra que eleitores da Região associam o nome do governador ao do pai, o apresentador de TV Ratinho. “Se o PSD tiver um candidato à Presidência, será Ratinho Junior”, disse o presidente do partido, Gilberto Kassab, na festa de 12 anos da sigla, em Brasília.
Secretário de Governo de Tarcísio de Freitas, Kassab avalia, porém, que seria melhor fazer aliança com quem estiver na frente na disputa. Hoje, o PSD tem três ministérios no governo Lula.
Entre os correligionários, Ratinho Junior já é chamado de presidente. A Coluna presenciou várias dessas abordagens na semana passada. A reação do governador foi sempre a mesma: sorriu e evitou estender a pauta. “Falta muito tempo para as eleições”, dizia.
No momento, o foco de Ratinho Junior no plano federal é a reforma tributária. Está na expectativa de uma reunião dos governadores do Sul e Sudeste com o relator, senador Eduardo Braga, na próxima terça-feira, 10.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.