PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

Rodrigo Maia defende reforma da Receita Federal: ‘Não pode ser essa toda poderosa’

À frente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, ex-presidente da Câmara afirmou que tema precisa ser discutido após a reforma tributária

PUBLICIDADE

Foto do author Roseann Kennedy
Foto do author Eduardo Gayer
Atualização:

O presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Rodrigo Maia, saiu em defesa de uma reforma da Receita Federal no País. “O grande problema do Brasil é contencioso, em todas as áreas, e isso tudo gera muito custo. Acho que a reforma tributária do IVA [Imposto de Valor Agregado] é importante, e depois temos que olhar para uma grande reforma tributária da Receita Federal. A Receita não pode ser essa toda poderosa, que faz política tributária, fiscaliza e autua”, avaliou o ex-presidente da Câmara nesta terça-feira, 2, durante o Fórum de Competitividade 2024, em Brasília.

Para Maia, a reforma tributária é um “grande passo na melhoria da competitividade, da eficiência e da produtividade das empresas” por reduzir o contencioso tributário a “quase zero”, mas as mudanças na Receita Federal precisam ser discutidas no momento seguinte à implantação no novo sistema de impostos. “Tentei trabalhar isso na presidência da Câmara, com o ministro Paulo Guedes, mas não foi bem sucedido”.

PUBLICIDADE

Ao discursar no Fórum, o presidente da CNF defendeu mais debates sobre a segurança digital e políticas regulatórias, como sobre as criptomoedas.

“A gente defende que a regulação da Inteligência Artificial respeite as questões setoriais. A gente entende que a nossa regulação tem que estar debaixo do guarda-chuva da CVM e do Banco Central”, disse. “Os bancos estão preparados para todos os desafios em pauta. Estamos preparando um selo junto à Febraban para deixar claro quais são as instituições que investem de forma permanente em segurança”, acrescentou o ex-presidente da Câmara.

O presidente da CNF, Rodrigo Maia. Foto: Silvana Garzaro/ESTADÃO
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.