O publicitário Sidônio Palmeira esteve nesta segunda-feira, 6, na Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), pasta que deve assumir nos próximos dias, acompanhado de profissionais que vão integrar sua equipe. Todos se reuniram com o atual ministro, Paulo Pimenta (PT), e conheceram uma parte do trabalho ali desenvolvido.
A comunicação do governo vai mudar. A ideia é investir mais nas redes sociais e criar marcas próprias para ministérios, principalmente os das áreas sociais, como Saúde e Educação, nesta segunda metade do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na prática, tudo vem sendo planejado para o projeto de reeleição de Lula, em 2026.
Há um mês, ao participar por videoconferência de um seminário promovido pelo PT e pela Fundação Perseu Abramo, o próprio presidente criticou a forma como as ações do governo eram divulgadas.
“Há um erro no governo na questão da comunicação e eu sou obrigado a fazer as correções necessárias para que a gente não reclame que não está se comunicando bem”, disse ele. “É preciso que, a partir de agora, a gente faça as coisas como precisam ser feitas, porque não serão nossos adversários que irão falar bem de nós.”
Sidônio foi marqueteiro da campanha de Lula, em 2022. É de sua autoria o slogan “União e Reconstrução” para o terceiro mandato do petista.
Os publicitários Thiago César e Paulo Brito acompanharam Sidônio na visita ao segundo andar do Planalto, onde fica o gabinete de Pimenta. A conversa com Lula deve ocorrer nesta terça-feira, 7, para acertar como será feita a transição. A cadeira a ser ocupada por Pimenta ainda está sob análise do presidente.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.