A despeito da mobilização promovida por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para encher a Avenida Paulista, em São Paulo, na manifestação deste domingo, 25, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu o pedido de licenciamento de apenas16 ônibus fretados, transportando 530 passageiros, neste final de semana.
O dado da agência de transportes considera somente as viagens interestaduais com licença. Desse modo, estão excluídos do cálculo: os ônibus clandestinos (sem licença), os veículos vindos de outros municípios paulistas e aqueles que realizam viagens contínuas para empresas de ônibus rodoviários.
“Sobre o transporte interestadual de passageiros, foram encontradas 16 viagens licenciadas, transportando 530 passageiros, que englobam parcial ou totalmente o período citado (de 24 a 25 de fevereiro), cuja relação com o evento não foi possível estabelecer”, informou a agência, por meio de nota, ao ser questionada pela Coluna sobre a quantidade de ônibus que deverão chegar à capital no fim de semana da manifestação do ex-presidente.
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), por sua vez, disse que não possui estimativa sobre a quantidade de fretados oriundos de outras cidade do Estado que deverão chegar na capital entre os dias 24 e 25. Um outro indicativo de que o volume de apoiadores de fora de SP não será tão expressivo é o fato de a associação de hotéis da cidade não ter registrado aumento no número de reservas para o fim de semana.
Embora o número de viagens interestaduais licenciadas não ultrapasse duas dezenas, essa quantidade não representa, necessariamente, o total de fretados que vão chegar a cidade de São Paulo para o ato bolsonarista. Como mostrou o Estadão, as caravanas organizadas por apoiadores de Bolsonaro já somam 34, incluindo as viagens de dentro do Estado. Não há informações se tais viagens foram licenciadas junto à ANTT.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.