Numa espécie de prévia do debate eleitoral de 2024, a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) cobrou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), por ações estruturais diante do risco de nova tempestade no município neste final de semana. A parlamentar é pré-candidata à Prefeitura da capital paulista. A Coluna entrou em contato com a administração municipal e aguarda resposta sobre o tema. São Paulo ainda sofre com as consequências das últimas fortes chuvas, com alguns bairros sem energia.
“A cidade de São Paulo precisa estar melhor preparada para as chuvas dos próximos dias”, diz Tabata, em ofício. A parlamentar argumenta que a Defesa Civil emitiu alertas de ventos fortes para o fim de semana e alerta para maior potencial para alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios e córregos.
“É inadmissível que fique apenas a cargo da Defesa Civil do Estado de SP a responsabilidade de emissão de alertas e comunicação para a população dos territórios em situação de risco durante as chuvas. Mortes poderiam e ainda podem ser evitadas se o município tivesse um protagonismo e uma ação ampla, estruturada e efetiva das diversas pastas que compõem o Planos Preventivo Chuvas de Verão (PPCV)”, diz um trecho do documento.
Nesse sentido, a parlamentar questiona Nunes sobre quais ações cada secretaria mobilizou para o atendimento adequado à população, quais pastas estão em comunicação com as comunidades mais vulneráveis, entre outras demandas.
Tabata oferece sugestões ao prefeito
O ofício foi enviado a Nunes e aos secretários Marcos Monteiro (Infraestrutura Urbana e Obras), Gilberto Natalini (executivo de Mudanças Climáticas), Milton Vieira (Habitação) e Elza Paulina de Souza (Segurança Urbana), com sugestões feitas pela parlamentar à Prefeitura. Ela pede:
- uso do sistema de alerta de desastres emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas por meio de SMS, WhatsApp, relógios da cidade;
- que o Grupo de Trabalho do Plano Preventivo Chuvas de Verão esteja com suas equipes mobilizadas e de plantão para prestar um rápido serviço às comunidades afetadas pelas chuvas;
- transparência das ações que cada secretaria oferece para o atendimento adequado à população;
- fornecimento de endereços e contatos de cada órgão que a população deve acionar em casos de enchentes, alagamentos ou deslizamentos para atendimento imediato em cada subprefeitura.
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