Funcionários da Voepass afirmaram que a empresa não pagou vale-alimentação e nem forneceu refeições à tripulação durante o trabalho. As informações constam de um documento do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) enviado à companhia aérea no último dia 8. Procurada, a Voepass disse que cumpriu todos os pontos citados pela entidade.
O documento foi encaminhado pelo presidente do SNA, Henrique Hacklaender, ao departamento jurídico da Voepass. Hacklaender ameaçou processar a empresa caso as alegadas irregularidades não fossem sanadas. A reclamação acontece cinco meses após a queda de um avião da Voepass em Vinhedo (SP) ter matado todas as 62 pessoas a bordo.
Segundo o SNA, empregados da Voepass, como pilotos e comissários, fizeram três queixas principais: a empresa não apresentou o demonstrativo de horas voadas, o que impossibilita a conferência dos salários dos funcionários; não pagou vale-alimentação; e não forneceu refeição embarcada aos tripulantes.
Procurada, a Voepass afirmou que cumpriu o que foi solicitado pelo sindicato, mas não respondeu quando isso aconteceu. “A Voepass Linhas Aéreas informa que todas as tratativas indicadas pelo SNA foram cumpridas, incluindo o pagamento do vale-alimentação dos colaboradores, envio dos demonstrativos de horas voadas e refeição embarcada”.
Depois do acidente de agosto, a Voepass passou a vender passagens aéreas apenas por meio do site da Latam, com quem mantém um acordo desde 2014.