Comissão da Câmara aprova pedido de informações sobre presos pelo 8 de janeiro a Lewandowski

Paulo Bilynskyj pede dados sobre a situação dos presos, como as condições de prisão, laudos médicos e cuidados essenciais

PUBLICIDADE

Foto do author Jean Araújo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 25, o requerimento 201 de 2024, que solicita que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, dê informações à Casa a respeito da situação dos presos pelo atentado antidemocrático às sedes dos Três Poderes em Brasília em 8 de janeiro de 2023.

Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski Foto: Wilton Junior/Estadão

PUBLICIDADE

Sob autoria do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), o texto pede dados sobre “a quantidade, o perfil social e as condições de prisão e saúde dos presos”, além dos nomes de quem são essas pessoas e seus laudos médicos. O parlamentar especifica que deseja saber sobre os “cuidados com alimentação, trabalho, saúde, assistência (material, jurídica, educacional, social e religiosa) e previdência social”.

Como justificativa, Bilynskyj cita prisões homologadas pelo ministro Alexandre de Moraes. Ele alega que as condenações foram determinadas de maneira “absurda” e sob “uma ótica coletiva e abstrata”. O deputado diz que, de acordo com os fatos apresentados, Moraes não tem seguido quinto artigo da Constituição Federal, que assegura que igualdade a todos perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.

“Assim sendo, faz-se necessário que esta Casa averigue as condições às quais estão expostos esses indivíduos presos, ao que tudo indica, indevidamente”, argumenta no documento.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.