Um blindado Centauro II está previsto chegar ao Brasil na primeira quinzena de agosto, após três meses retido na Alemanha. O veículo será remetido ao País para testes, como parte de um acordo que prevê a compra de 98 modelos para a renovação da frota de blindados do Exército brasileiro.
O contrato foi celebrado em dezembro de 2022 por 900 milhões de euros, cerca de R$ 5 bilhões. Cada veículo sairá por R$ 51 milhões.
O modelo foi fabricado na cidade de Bolzano, na Itália, pelo consórcio Iveco-OTO Melara. Com a liberação para prosseguir no trajeto até o Brasil, a chegada do veículo ao País está prevista para 15 de agosto. Com todos os equipamentos instalados, ele mede mais de oito metros de comprimento por três de altura e pesa 30 toneladas.
O modelo será o mais moderno em operação na América do Sul, pois terá incrementos técnicos significativos em relação à frota de blindados Guarani – as viaturas que estão em operação no Brasil.
O canhão do novo blindado, por exemplo, tem 120 milímetros, enquanto os blindados atuais possuem canhão de 30 milímetros. Além disso, os novos canhões são de longo alcance e podem disparar com munições especiais.
Um exemplo de munição especial para a qual o novo blindado possui suporte são os projéteis supersônicos, ou seja, que podem superar a velocidade do som, de mais de 300 metros por segundo.
Já o motor é movido a diesel, com câmbio automático, potência de 720 cavalos, autonomia de 800 quilômetros e tração de 8x8. Comparativamente, a potência dos blindados Guarani é 380 cavalos, com autonomia de 600 quilômetros e tração de 6x6.
Os novos carros poderão operar numa velocidade de até 105 km/h. O torque é de 255 kgf/m, o que significa que a viatura, na prática, pode carregar até 255 kg além de seu peso. O modelo é projetado para uma tripulação de três operadores.
Veículo ficou ‘embargado’ na Alemanha
O blindado ficou retido por três meses até ser liberado. O fabricante encaminhou o modelo de testes ao Brasil em 28 de maio. Contudo, durante o trajeto, ao chegar em solo alemão, o veículo acabou retido.
As autoridades alemãs negam que a parada no porto de Hamburgo se trate de um embargo. Segundo o governo da Alemanha, o veículo estava desacompanhado de um guia de transporte qualificado pelo ministério local.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.