Conselho de Ética ouve testemunhas em processo contra Glauber Braga nesta quarta-feira

Estarão presentes à sessão o militante do MBL agredido pelo deputado do PSOL e Kim Kataguiri, que também entrou em conflito com Braga; episódio ocorreu na Câmara em abril, e psolista alega ter sido provocado

PUBLICIDADE

Foto do author Vinícius Novais

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados ouvirá nesta quarta-feira, 30, testemunhas no processo contra o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). As testemunhas foram indicadas pelo relator do processo, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA). O deputado Alberto Fraga (PL-DF) e o militante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro, agredido por Braga em abril, confirmaram presença.

O deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP) também foi convocado —Kataguiri, que já se referiu ao psolista publicamente como “futuro ex-deputado”, disse ao Estadão disse que comparecerá. O membro da Polícia Legislativa que presenciou a agressão nas dependências da Câmara também foi convocado, mas não confirmou presença.

Glauber Braga (PSOL-RJ) é acusado no Conselho de Ética da Câmara Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados

PUBLICIDADE

Em setembro, o conselho aprovou por dez votos a dois um relatório recomendando dar andamento ao processo, que pode resultar na cassação de Braga. Agora, ele está na fase de oitivas e de solicitação de documentos. O colegiado vai se reunir às 11h desta quarta.

Glauber Braga é acusado de quebra de decoro parlamentar por expulsar Gabriel Costenaro aos chutes da Câmara em abril. Braga argumenta ter sido provocado pelo militante do MBL. Ambos foram levados ao Departamento de Polícia Legislativa (Depol), onde Kataguiri, deputado e membro do MBL, também se envolveu na discussão.

Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.