BRASÍLIA – O coordenador nacional de comunicação PT, Juan Herbert Jacob Cândido Pessôa, foi nomeado para a chefia de uma área da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que cuida da comunicação governamental. Empresário e consultor de marketing político, ele dirigia os canais de comunicação do partido desde 2020 e atuou na campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.
A EBC faz comunicação pública, dedicada a temas culturais e educativos, e comunicação governamental, voltada à divulgação de ações do governo. A Superintendência de Serviços de Comunicação, agora chefiada por Pessôa, é a responsável pela parte governamental.
Sob o guarda-chuva do novo superintendente estão pelo menos sete contratos. Um deles é de R$ 40,4 milhões, com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), para produzir o Canal Gov, principal veículo de comunicação do governo.
A nomeação foi publicada em portaria de 1º de março. Juan Pessôa assumiu a função que era ocupada por Flávia Filipini desde maio de 2023, quando o governo criou a estrutura para marcar a separação das duas linhas de atuação da empresa pública. Filipini deixou o posto em 31 de janeiro.
Em nota, a EBC informou apenas que Flávia Filipini “foi convidada para trabalhar em outro órgão” e que o novo superintendente assumiu a convite do diretor-presidente da estatal, Jean Lima. A estatal não comentou a influência partidária na decisão.
A mistura das frentes pública e governamental era uma das principais críticas à atuação da EBC no governo de Jair Bolsonaro (PL). Contudo, a gestão atual é acusada de adotar o mesmo expediente. A prática rendeu críticas de entidades e servidores e recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para conter a promoção pessoal do presidente Lula por meio do Canal Gov.
A troca na chefia de uma área estratégica da EBC se dá no contexto de queda de popularidade de Lula e de uma avaliação do presidente de que o fenômeno se deve a falhas de comunicação da equipe de governo. O presidente manifestou a queixa durante a última reunião ministerial, no dia 18. No dia 21, em um lançamento de programa em Ceilândia, na periferia de Brasília, Lula voltou ao tema.
“Se depender da nossa gloriosa imprensa democrática, vocês não saberão do programa, vai depender muito de vocês (população)”, afirmou. “E o ministério e o governo têm que fazer com que as pessoas recebam onde moram o que é o programa, uma explicação para que todo mundo entenda o que estamos lançando aqui, porque senão a política não funciona.”
Juan Pessôa tem uma empresa de comunicação e presta serviços ao partido e a parlamentares petistas há anos. Recentemente, ajudou a reformular a estratégia de comunicação da agremiação política e preparou ferramentas e estratégias para a militância utilizar nas eleições de 2024. “Todos esses instrumentos nós desenvolvemos nesses últimos três anos para chegar agora preparados para a disputa municipal de 2024″, disse, em um evento com correligionários em dezembro.
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