PUBLICIDADE

Datafolha em São Paulo, Rio, BH, Recife e Fortaleza: entenda as diferenças nas capitais

Duas capitais brasileiras pesquisadas pelo instituto podem encerrar o pleito já no primeiro turno; as outras três trazem os candidatos tecnicamente empatados

PUBLICIDADE

Foto do author Vinícius Novais

Na última quinta-feira, 22 de agosto, o Datafolha divulgou novos resultados de pesquisas de intenção de voto para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza. As apurações são os primeiros levantamentos desde o início oficial das campanhas, em 16 de agosto.

Veja como está o cenário em cada uma dessas capitais:

São Paulo

PUBLICIDADE

Na pesquisa Datafolha, três candidatos estão tecnicamente empatados no primeiro lugar: o deputado Guilherme Boulos (PSOL), com 23%, o empresário Pablo Marçal (PRTB), com 21%, e o prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 19%, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O apresentador José Luiz Datena, do PSDB, alcançou 10% nas menções. A deputada Tabata Amaral, do PSB, foi mencionada em 8% das ocasiões. Por sua vez, a economista Marina Helena, do partido Novo, obteve 4% das citações.

O Datafolha ouviu 1.204 eleitores paulistanos entre os dias 21 e 22 de agosto. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-08344/2024.

Candidatos à Prefeitura de São Paulo, da esq. para a dir.: Nunes, Boulos, Marçal, Datena, Tabata e Marina Helena  Foto: Felipe Rau/Estadão e Werther Santana/Estadão

Leia mais

Pesquisa Datafolha: empate triplo com Boulos, 23%, Marçal, 21%, e Nunes, 19% na disputa em SP

divider

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a expectativa é que o prefeito Eduardo Paes (PSD), apoiado pelo presidente Lula (PT), seja reeleito no primeiro turno. Paes tem 56% dos votos. Seu adversário mais próximo é o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), apoiado por Bolsonaro, que tem 9% das intenções de voto.

A pesquisa não apresentou alterações em relação à anterior. Ramagem manteve seu percentual de votos, assim como Paes, que variou na margem de erro. Tarcisio Motta (PSOL) oscilou positivamente dois pontos percentuais e tem 7%.

Publicidade

O Datafolha ouviu 1.106 eleitores cariocas entre terça, 20, e quinta-feira, 22. A margem de erro é de três pontos porcentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-07042/2024.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (à esquerda), e o deputado federal Alexandre Ramagem (à direita) Foto: Pedro Kirilos/Estadão e Reprodução/TV Senado

Leia mais

Pesquisa Datafolha: Paes tem 56%, Ramagem 9% e Tarcísio 7% na disputa no Rio

divider

Belo Horizonte

Na capital mineira, a disputa é por uma vaga no segundo turno com o apresentador de TV Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera a corrida, com 27%. O senador Carlos Viana (Podemos) está numericamente em segundo lugar, com12%. Considerando a margem de erro, porém, ele está tecnicamente empatado com outros quatro candidatos.

O deputado estadual Bruno Engler (PL), a deputada federal Duda Salabert (PDT) e o atual prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), pontuaram 10%, já O deputado federal Rogério Correia (PT) aparece com 7%. Assim, os cinco candidatos estão tecnicamente empatados em segundo lugar.

O Datafolha ouviu 910 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 20 e 22 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-05345/2024.

O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos, à esquerda) e o senador Carlos Viana (Podemos, à direita) Foto: Elizabete Guimarães/ALMG e Roque de Sá/Agência Senado

Leia mais

Pesquisa Datafolha: Mauro Tramonte tem 27% em BH, e cinco estão empatados em 2º lugar

divider

Recife

PUBLICIDADE

No Recife, as chances de não haver um segundo turno são ainda maiores que no Rio: João Campos (PSB), o atual prefeito, aparece com 76% das intenções de voto. O filho de Eduardo Campos está nada menos que 70 pontos percentuais à frente de Gilson Machado (PL), que tem 6%.

Machado, por sua vez, empata na margem de erro com Daniel Coelho (PSD), que tem 5%, Dani Portela (PSOL) tem 4%, e Tecio Teles (Novo) registrou 1%.

O Datafolha ouviu 910 eleitores recifenses entre os dias 20 e 21 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-06023/2024.

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Foto: Ricardo Stuckert/PR

Leia mais

Pesquisa Datafolha: João Campos tem 76%, Gilson Machado 6%, e Daniel Coelho 5% na disputa em Recife

divider

Fortaleza

Na capital do Ceará, o cenário é de duplo empate técnico. Capitão Wagner (União Brasil) e José Sarto (PDT), atual prefeito, estão respectivamente com 29% e 23% —como a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos, isso configura empate técnico na liderança.

Em segundo lugar, também tecnicamente empatados, vêm André Fernandes (PL), com 16%, e Evandro Leitão (PT), com 10%.

O Datafolha ouviu 644 eleitores em Fortaleza. O protocolo da pesquisa é CE-08395/2024, e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Deputado Capitão Wagner, do União, candidato a prefeito de Fortaleza Foto: Divulgação