José Luiz Datena (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, irá à cidade de Aparecida (SP) como primeiro ato oficial de campanha nesta sexta-feira, 16. Ele chegará ao município, localizado a 170 quilômetros da capital paulista, por volta de 12h e fará uma oração no santuário destinado à Nossa Senhora Aparecida, de quem é devoto.
“Porque Deus é onipresente e está em todos os lugares. Não é questão de voto e sim de devoção”, disse Datena ao ser perguntado pelo Estadão sobre o motivo de ter escolhido outra cidade para iniciar a campanha.
O apresentador também enviou à reportagem a declaração do coronel Pedro Luís de Souza Lopes. Ele afirmou nesta quinta-feira, 15, que a atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) nas eleições é “muito maior do que imaginava”.
Segundo o chefe do centro de inteligência da Polícia Militar de São Paulo, há vários municípios paulistas com “indícios palpáveis” de atuação do tráfico de drogas no financiamento das campanhas eleitorais. “Agradecer e pedir proteção. Olha o que tenho falado aí”, acrescentou Datena. A segurança pública é sua principal bandeira de campanha.
De acordo com um aliado do apresentador, Aparecida foi escolhida por ser um local neutro que permitirá a Datena se diferenciar dos concorrentes. Apesar da tentativa, outros adversários também darão tom religioso ao primeiro dia de campanha.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) vai à missa na Catedral de Santo Amaro enquanto Guilherme Boulos (PSOL) termina o dia de compromissos saindo em caminhada pelo comércio de Itaquera. A concentração para o ato será em frente a uma igreja do bairro.
Datena ainda não confirmou presença no debate que será realizado pela revista Veja na segunda-feira, 19. Ele já participou de dois debates, realizados pela Band e pelo Estadão, mas o desempenho ficou abaixo das expectativas.
Leia mais
Esta é a primeira vez que Datena chega ao início da campanha eleitoral. Nas outras quatro ocasiões em que anunciou que entraria na política, o jornalista desistiu ainda durante a pré-campanha. Aliados garantem que não há a possibilidade de recuo desta vez e o próprio apresentador se irrita quando é questionado sobre o assunto.
Ao contrário dos adversários, o candidato do PSDB praticamente não realizou agendas de rua durante a pré-campanha. O único compromisso público foi a caminhada pelo Mercadão de São Paulo. Datena relatou a aliados que se incomodou com o distúrbio que causou ao funcionamento do local.
Também há preocupação na campanha tucana com a segurança do candidato, que ganhou fama pela linha dura adotada contra criminosos no programa que apresentou por décadas na televisão. No Mercadão o candidato a vice na chapa, José Aníbal (PSDB), disse aos jornalistas que Datena visitaria os 58 diretórios zonais do PSDB em São Paulo nas semanas seguintes, mas isso não se concretizou.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.