No primeiro turno das eleições 2024, realizado neste domingo, 6, internautas apontaram nas redes sociais instabilidades ou problemas no carregamento do e-título, via digital do título de eleitor. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não se trata de instabilidade, mas de “fila virtual” causada pelo grande número de acessos.
Segundo a presidente do TSE, a ministra Cármen Lúcia, houve 7,6 milhões de acesso no app. Porém, o tribunal corrigiu a informação e disse que houve um pico de acesso às 08h02, com 7.600 buscas por segundo, e depois passou para 2.300 novos acessos a cada segundo.
“O que se teve sobre e-Título no começo da manhã foi que nós tivemos um número enorme de pessoas e era apenas na parte de justificativa que acessaram ao mesmo tempo”, comentou a presidente do TSE, em fala a jornalistas no começo da tarde deste domingo, 6. A declaração ocorreu durante uma visita da ministra ao Centro de Divulgação das Eleições (CDE).
A ministra assemelhou a demora no aplicativo no começo da manhã a uma “fila”. “Não houve problema algum. O que há é uma demora maior na resposta, considerando exatamente o número de acessos que foram feitos. À medida que eles iam sendo atendidos, se regularizou e voltou a resposta normal”, comentou.
A magistrada ainda afirmou que a votação tem ocorrido dentro da normalidade e o índice de urnas substituídas foi de 0,3%.
Ainda pela manhã, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, afirmou que a votação está “na normalidade”.
Fernandes disse ter recebido registros de sobrecarga no aplicativo e-Título no momento da justificativa, mas afirmou que “isso é normal no meio informatizado”.
“Muita gente acessando o mesmo site, no mesmo momento, dá uma sobrecarga, e isso gera um atraso”, declarou ele.
O app permite acessar o título e apresentá-lo na hora da votação pelo celular, consultar local de votação, emitir certificado de quitação eleitoral e, no prazo, se inscrever para mesário voluntário e justificar ausência no pleito. A justificativa de ausência pelo e-Título pode ser feita até às 17 horas deste domingo.
Veja a seguir as queixas dos internautas sobre o acesso ao app:
Vale lembrar que o TSE suspendeu a possibilidade de download do aplicativo neste domingo, dia das eleições. Somente quem já tem o app baixado no celular pode fazer uso dele neste dia. O acesso para baixá-lo será retomado nesta segunda-feira, 7.
Para o eleitor poder apresentar apenas o e-título, é necessário que o eleitor já tenha cadastrado sua biometria na Justiça Eleitoral. Se esse não for o caso, é necessário que apresentar também um documento com foto. Este pode ser: carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, reservista e passaporte.
O Estadão terá apuração do resultado do primeiro turno das eleições 2024, ao vivo, a partir das 17h deste domingo.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.