Todos os levantamentos dos principais institutos de pesquisa sobre o segundo turno das eleições municipais em São Paulo mostram o atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), à frente do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) pela disputa da Prefeitura.
Até agora, foram realizados seis levantamentos de quatro institutos. Nos dois divulgados na semana passada, dia 10, Nunes apareceu à frente de Boulos por 22 pontos porcentuais na pesquisa do Datafolha, e com 13,8 pontos de vantagem no levantamento do Paraná Pesquisas.
Nesta semana, os dois institutos repetiram as pesquisas e a diferença oscilou para baixo ou diminuiu. No novo Datafolha, divulgado nesta quinta-feira, 17, Nunes tem 51% e Boulos, 33% das intenções de voto, uma diferença de 18 pontos. Já no levantamento mais recente do Paraná Pesquisas, divulgado quarta-feira, 16, a vantagem do atual prefeito é de 13,1 pontos porcentuais.
As pesquisas indicam que o apagão que atingiu São Paulo e se tornou o centro dos debates e das propagandas eleitorais dos dois candidatos não se traduziu em intenções de voto no candidato do PSOL. No novo Datafolha, por exemplo, Nunes caiu quatro pontos em relação ao levantamento anterior, mas as intenções de voto foram convertidas em brancos e nulos, que passaram de 10% para 14%.
Outros dois institutos estrearam as pesquisas para o segundo turno na capital nesta semana. A primeira pesquisa Quaest, publicada nesta quarta-feira, 16, mostra o atual prefeito com 45% das menções, ante 33% para Boulos. O levantamento, entre todas as pesquisas realizadas até o momento, traz o maior porcentual de eleitores que dizem votar em branco ou nulo, com 19%. No levantamento Real Time Big Data, divulgado na segunda-feira, 14, o prefeito aparece com 53% e Boulos com 39% – nulos e brancos são 3%.
Veja os gráficos das pesquisas mais recentes
- Pesquisa Datafolha, quinta-feira, 17 de outubro: Nunes tem 51% e Boulos, 33% das intenções de voto no segundo turno. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.
- Paraná Pesquisas, quarta-feira, 16 de outubro: Nunes tem 52,3% e Boulos, 39,2%. A margem de erro de 2,6 pontos porcentuais para mais ou para menos.
- Pesquisa Quaest, quarta-feira, 16 de outubro: Nunes tem 45% e Boulos, 33% das intenções de voto no segundo turno. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.
- Pesquisa Real Time Big Data, segunda-feira, 14 de outubro: Ricardo Nunes tem 53% e Guilherme Boulos, 39%, no segundo turno. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.
Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.