O instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta sexta-feira, 23, um novo levantamento de intenção de votos para a Prefeitura de São Paulo. Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB) estão em empate técnico na ponta do levantamento, com vantagem numérica para Ricardo Nunes e, no comparativo com a pesquisa anterior, com tendência ascendente de Marçal, o único a crescer em intenção de votos em índices acima da margem de erro.
O Paraná Pesquisas realizou 1.500 entrevistas pessoais em São Paulo entre os dias 19 e 22 de agosto. A margem de erro é de 2,6 pontos porcentuais e o índice de confiança, de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06659/2024.
Nos recortes por gênero, faixa etária e grau de instrução da pesquisa, nota-se que Marçal performa melhor entre eleitores homens do que entre as mulheres; pela faixa etária, Nunes vai melhor entre os idosos, enquanto Boulos e o ex-coach são os mais citados entre os jovens.
Já no quesito escolaridade, o prefeito vai melhor entre os eleitores com o grau de formação até o ensino fundamental, aspecto também observado na intenção de voto em José Luiz Datena (PSDB). O deputado federal do PSOL, por outro lado, performa melhor entre quem é portador de diploma de ensino superior.
Veja os dados do Paraná Pesquisas
Por gênero
Se há um empate triplo na ponta da pesquisa nos patamares gerais entre Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e Pablo Marçal, os três persistem empatados tecnicamente, dentro da margem de erro do levantamento, entre eleitores do sexo masculino: segundo o Paraná Pesquisas, entre homens, Boulos tem 23,4%, Marçal, 22,4% e Nunes, 22,2%.
Entre mulheres, o empate técnico é entre Nunes, com 25,7%, e Boulos, com 20,7%. A maior diferença numérica de intenções de voto entre homens e mulheres ocorre com Pablo Marçal: enquanto o empresário detém 22,4% de menções entre os homens, o ex-coach atinge o índice de 14,2% entre mulheres, uma diferença de 8,2 pontos porcentuais.
Por faixa etária
Entre os eleitores de 16 a 24 anos, o líder do levantamento é Pablo Marçal, com 24,1% de menções no segmento. Ele está em empate técnico com Guilherme Boulos, citado por 20,3% dos eleitores do grupo.
O ex-coach também lidera no segmento de 25 a 34 anos, com 24,5% de intenções de voto. Nesse grupo, também há empate técnico com Guilherme Boulos, citado por 20,4% dos entrevistados.
Entre adultos de 45 a 59 anos, o líder de menções é o prefeito Ricardo Nunes, com 26,6%. O atual mandatário da capital paulista repete a liderança entre os idosos: no segmento de 60 anos ou mais, Nunes tem 31,1% de intenções de voto.
Leia também
Por escolaridade
Quanto ao grau de escolaridade, Ricardo Nunes é o líder de intenção de votos entre os eleitores formados até o ensino fundamental. Nesse segmento, o prefeito figura com 26% de menções. Ele é seguido por Boulos, com 20,6%, e por Datena, com 19,5%.
Entre os formados até o ensino médio, Nunes lidera numericamente, com 23,7%, mas está em empate técnico com Pablo Marçal, que apresenta 20,7% de menções no segmento.
Por fim, entre os formados no ensino superior, o líder é Guilherme Boulos, com 28,9%. Nunes está em segundo lugar, com 22,9%, empatado tecnicamente com Pablo Marçal, com 19,6%.
População economicamente ativa (PEA)
O Paraná Pesquisas também distinguiu os eleitores pelo pertencimento à população economicamente ativa (PEA), um medidor socioeconômico auferido no País pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o IBGE, a PEA corresponde à soma da população, ocupada ou desocupada, de 16 anos ou mais. Por ocupação, entende-se que a pessoa está ou empregada ou desempenhada, mas disposta a trabalhar. Exclui-se deste cálculo a população fora da força de trabalho, ou seja, desocupados que, no último mês, não demonstraram interesse em entrar no mercado de trabalho.
Entre a PEA, o empate técnico triplo entre Nunes, Boulos e Marçal se repete: o prefeito tem 22,9%, o deputado federal, 22%, e o ex-coach, 19,6% de intenções de voto. Já entre os não pertencentes à PEA, Nunes lidera com 26,8%, em empate técnico com Boulos, com 21,8% de menções no grupo.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.