Quem é Eduardo Pimentel, eleito prefeito de Curitiba no segundo turno das eleições 2024

Autodeclarado de centro-direita, o candidato foi apoiado pelo governador do estado Ratinho Junior (PSD)

PUBLICIDADE

Foto do author Maria  Magnabosco

Com 57,5% dos votos, Eduardo Pimentel Slavieiro (PSD) foi eleito prefeito de Curitiba (PR) neste domingo, 27, em segundo turno contra Cristina Graeml (PMB). Ambos os candidatos, alinhados à direita, são associados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Vice-prefeito na gestão de Rafael Greca desde 2017, Pimentel também ocupou os cargos de Secretário de Estado das Cidades e subchefe da Casa Civil do Paraná.

PUBLICIDADE

Além disso, Eduardo Pimentel atuou no serviço público como suplente de deputado estadual em 2010 e como diretor agrocomercial das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa/PR). Empresário de 40 anos, o prefeito eleito é formado em Administração e possui pós-graduação em Agronegócios.

Pimentel vem de uma família com tradição política; ele é neto do ex-governador Paulo Pimentel. Autodeclarado de centro-direita, buscou, ao longo da campanha, dialogar com eleitores das vertentes “de esquerda, centro e direita”. Para se contrapor a Cristina Graeml, enfatizou a importância da “gestão” e, em suas redes sociais, associou a adversária ao improviso, à inexperiência e à segregação ideológica.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) e a jornalista Cristina Graeml (PMB) Foto: @eduardopimentel_ via Instagram e @cristinagraemljornalista via Facebook

O posicionamento mais ao centro de Pimentel desagradou à base bolsonarista que o apoiava. Após Jair Bolsonaro abandonar sua candidatura em favor de Graeml, o governador Ratinho Junior (PSD) tornou-se o principal fiador de sua campanha e foi beneficiado pela vitória do empresário.

Leia também

Na manhã deste domingo, o governador do Paraná publicou em seu Instagram uma foto abraçando Eduardo Pimentel, com a legenda “Unidos e pra frente Curitiba!”. Ratinho Junior também utilizou a mesma imagem como foto de perfil da rede social.

Eduardo Pimentel foi eleito com 531.029 votos, concorrendo pela coligação Curitiba Amor e Inovação (Novo/PL/MDB/Republicanos/PSD/Pode/Avante/PRTB), e ao lado do candidato à vice-prefeito é Paulo Eduardo Lima Martins (PL).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.