A poucos dias das eleições 2024, chega a hora do eleitor decidir quais vereadores merecem ganhar o voto para ocupar as cadeiras dos legislativos municipais das 5,5 mil cidades brasileiras pelos próximos quatro anos.
Para facilitar a pesquisa, o Estadão disponibiliza uma ferramenta para o eleitor encontrar a lista de informações sobre as candidaturas disponíveis, com nome do candidato, o partido ao qual pertence, se há uma coligação que o apoia e o principal para o próximo domingo, 6 de outubro: o número que deve ser digitado na urna.
Seguindo a ordem de votação prevista pela legislação eleitoral, primeiro o eleitor deve digitar o número do vereador ao qual escolheu votar na urna, e, após confirmar o voto, é a vez de escolher o prefeito. O cargo de vereador faz parte do Poder Legislativo de uma cidade e é uma conexão entre a população e os chefes do Executivo municipal, os prefeitos.
Segundo o site do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), que registra os dados das campanhas aos cargos em disputa, 431.985 pedidos de candidaturas de vereadores foram realizados em todo o País. Em 2020, foram 517.956 postulantes às Câmaras Municipais brasileiras.
Leia também
Os vereadores são eleitos em primeiro turno. Um eventual segundo turno só ocorre entre candidatos a prefeito, em cidades com mais de 200 mil eleitores, e quando um dos candidatos não recebe 50% ou mais dos votos válidos. Nestas eleições, uma eventual segunda etapa do pleito em 27 de outubro pode ocorrer em 103 municípios brasileiros.
Veja o passo-a-passo para usar a página dos candidatos
- Acesse a página: Eleições 2024;
- No campo “UF”, escolha o seu Estado;
- No campo “Cidade”, que ficará disponível após a escolha do Estado, procure pelo seu município;
- No campo “Cargo”, selecione “Vereador”;
- Para ver a lista completa, clique em “Buscar”;
- Caso queira procurar por características específicas, como o partido, idade, grau de instrução, gênero, estado civil, cor ou raça, situação da candidatura, entre outros, basta selecionar “+ filtros” e escolher as opções desejadas antes de clicar em “Buscar”.
- Também é possível pesquisar diretamente pelo nome de candidato.
Com os resultados gerados, é possível ver a lista de candidatos e entrar nos perfis deles, onde há a foto, os dados disponíveis e os bens declarados ao TSE por cada um. A pesquisa pode ser refeita para qualquer localidade do Brasil.
Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.