Nas eleições 2020, as pessoas vão às urnas escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores de São Paulo. No dia 15 de novembro, os eleitores darão dois votos: um para a chapa que vai comandar a Prefeitura, outro para um representante na Câmara Municipal.
O legislativo da capital paulista conta com 55 vagas para vereador, mas cada partido pode lançar 83 candidatos ao cargo.
Nas eleições, o número de candidaturas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi 2.001 - um aumento de mais de 50% em relação aos 1.315 concorrentes do pleito de 2016.
Entre os mais de 2 mil inscritos, 239 foram indeferidas, entre as quais 236 ainda cabe recorrer para possível continuidade na disputa.
Os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional. Na urna, o eleitor pode escolher o candidato ou o partido, já que as vagas são distribuídas de acordo com o número de votos que a legenda recebeu. Entenda aqui quantos votos o partido precisa para eleger um vereador.
Para o representante da Câmara Municipal, não há limite de mandatos consecutivo. Ou seja, o político pode permanecer por tempo indefinido no cargo, desde que seja eleito.
Clique nos links abaixo e confira os candidatos a vereador de São Paulo de cada um dos partidos nas eleições 2020:
Candidatos a vereador do Avante
Candidatos a vereador do Cidadania
Candidatos a vereador do PCdoB
Candidatos a vereador do Patriota
Candidatos a vereador do Podemos
Candidatos a vereador do Republicanos
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.