Cresce o número de brasileiros que podem votar na Europa

Em cidades como Paris, Londres, Genebra, Zurique Madri, Roma e Milão, porcentual de inscritos aumentou em até 140%

PUBLICIDADE

Por Jamil Chade, correspondente em Genebra, e Andrei Netto e correspondente em Paris
Atualização:

O número de brasileiros inscritos para votar no domingo nas principais capitais da Europa aumentou de forma exponencial em apenas quatro anos, depois de uma campanha feita pelo governo para incentivar emigrantes do exterior a transferir seus títulos de eleitor. 

PUBLICIDADE

Em Paris, Londres, Genebra, Zurique, Madri, Roma e Milão, o número de inscritos aumentou em até 140%. Cerca de 2 milhões de brasileiros vivem fora do País, mas até pouco tempo atrás apenas uma parte pequena votava. 

O aumento no número de eleitores não significa um aumento no número de emigrantes brasileiros vivendo na Europa, mas sim um aumento de pessoas que optaram por votar. O caso mais expressivo é o de Londres. Em 2010, cerca de 7 mil eleitores estavam inscritos nas 18 seções organizadas pelo Consulado-Geral. Em 2014, o número saltou para 16.926, que votarão em 42 seções – 17 de consulado e 25 outras organizadas na sede da embaixada do Brasil. O aumento é de cerca de 140% no número de registrados. Para fazer frente à demanda e evitar filas, o número de mesários também é maior: 168, que se juntarão aos 40 funcionários que vão garantir o apoio logístico.

Em Paris, os números também impressionam. Em 2010, 3.947 eleitores se inscreveram, sendo distribuídos em 11 seções. Neste ano, 8.807 eleitores poderão votar. Para tanto, o Consulado-Geral dobrou o número de seções. De acordo com Rodolfo Braga, cônsul-geral adjunto do Brasil em Paris, o aumento tem relação com um esforço de cadastramento dos cidadãos brasileiros no exterior. “Atendemos a uma determinação da Justiça Eleitoral ”, disse.

Em Roma, 6,9 mil brasileiros terão o direito de votar em uma das 17 sessões que o consulado está organizando na cidade. Em 2010, dados oficiais mostram que o número de inscritos para votar não chegava a 3,4 mil. Em Milão, serão 14,2 mil brasileiros que terão o direito de votar amanhã, 2 mil a mais que em 2010. Para atender a comunidade brasileira no norte da Itália, o consulado montou 36 sessões eleitorais. 

Na Espanha, o número de brasileiros que irá às urnas também dobrou em comparação a 2010. No consulado de Barcelona, serão 2,5 mil brasileiros aptos a votar. Em 2010, esse número não passava de 1,4 mil. Mas o grande salto foi registrado em Madri. Neste ano, serão 10,8 mil eleitores brasileiros, contra apenas 4,7 mil em 2010. “É resultado de um trabalho de conscientização”, declarou Sandra de Mello Franco, presidente do Conselho de Cidadania de Barcelona e da Associação Amigos do Brasil de Baleares. 

Em Zurique, na Suíça, o consulado brasileiro confirmou que o número de eleitores também subiu. Em 2010, o total era de 6,3 mil pessoas inscritas. Para este domingo, serão 9,4 mil. 

Publicidade

Argentina. Em Buenos Aires, 5,160 brasileiros estão registrados no consulado do Brasil para votar nas eleições presidenciais. Outras centenas de brasileiros poderão votar nas cidades de Córdoba e Mendoza, onde existem consulados do País. / COLABORARAM FERNANDO NAKAGAWA e ARIEL PALACIOS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.