PUBLICIDADE

Maioria dos brasileiros é contra descriminalizar maconha e aborto e liberar casamento gay

União entre pessoas do mesmo sexo é o tema que mais divide eleitores ouvidos pelo Ibope, com 53% contrários e 40% a favor; pena de morte é apoiada por 46% e rejeitada por 49%

PUBLICIDADE

Em relação à maconha, o placar é: 79% contra e 16% a favor Foto: Divulgação

 

A maioria dos eleitores brasileiros é contra a legalização da maconha, a liberação do aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo, segundo a pesquisa Ibope/Estado/Rede Globo. 

Em relação ao aborto, 79% são contrários à legalização, e apenas 16% a favor. Em relação à maconha, o placar é semelhante: 79% contra e 16% a favor. Já a causa do casamento gay divide o eleitorado em faixas não tão díspares: 53% são contrários e 40% favoráveis a essa que é uma das principais bandeiras da comunidade LGBT. A população também está dividida em relação à pena de morte: 46% defendem a medida, e 49% a rejeitam. Já a redução da maioridade penal tem o apoio de oito em cada dez brasileiros. A pesquisa mostra ainda apoio significativo ao Bolsa Família, principal programa social do governo federal: 75% favoráveis e 22% contrários. A privatização da Petrobrás é rejeitada por 59% e aprovada por 22%.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.