Eleito prefeito de São Paulo no 1º turno, João Doria liderou também o número de menções no Twitter entre os dias 22 de agosto e 2 de outubro, durante a primeira fase de campanhas nas Eleições 2016. Os dados, divulgados pela própria rede social nesta segunda-feira, 3, mostram que mais de 4,1 milhões de tuítes foram feitos sobre as eleições na plataforma – 1 milhão deles foi feito apenas no último domingo, 2.
Atrás de Doria, foram também bastante citados os candidatos Marcelo Freixo (PSOL), que disputa a prefeitura do Rio de Janeiro, e Fernando Haddad (PT), derrotado no 1º turno em Sâo Paulo. A hashtag mais utilizada no Twitter no período foi #eleicoes2016.
Mais de um quarto dos tuítes foi feito a respeito da disputa eleitoral na capital paulista: o volume de tuítes entre 22 de agosto e 2 de outubro sobre o pleito em São Paulo superou 1,1 milhão de publicações. Além de Doria e Haddad, Marta Suplicy (@Marta_Prefeita) também teve boa participação na rede social. Em São Paulo, a hashtag mais usada foi #viradahaddad13, utilizada pelos apoiadores do petista para incentivar a ida de Haddad a um possível segundo turno.
Já no Rio de Janeiro, foram contabilizados cerca de 880 mil tuítes no período. Além de Freixo, os candidatos Marcelo Crivella (@MCrivella) e Flávio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) foram os mais mencionados no período. A hashtag mais utilizada foi #DebateGloboRio, referente ao último debate realizado entre os candidatos, no dia 29 de setembro.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.