Elmar Nascimento dá dicas culturais: moicanos em guerra e canção dos anos 60

Deputado também sugere livro sobre expoente da oposição no País

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O deputado Elmar Nascimento (União _BA) é cotado para disputar a presidência da Câmara dos Deputados na sucessão de Arthur Lira (PP-AL), atual ocupante do cargo. O baiano de 54 anos é o personagem na semana na série do Estadão “Para Ver, Ouvir e Pensar”.

O político indica duas obras que remetem à década de 1960 e uma sobre guerra nos Estados Unidos. Veja as dicas de Elmar Nascimento:

Deputado Elmar Nascimento, do União Brasil Foto: Dida Sampaio/Estadão


Um livro

Um relato sobre a atuação de Carlos Lacerda nos anos de 1960, quando era o expoente da oposição no País, é o tema do livro que o deputado Elmar Nascimento indica: “Carlos Lacerda e os anos 60 - oposição”. A publicação foi lançada em 1998.

Livro indicado pelo deputado Elmar Nascimento Foto: Reprodução / Estadão


Um filme

A produção cinematográfica que o deputado sugere foi lançada nos anos 90. “O último dos moicanos” é estrelado por Daniel Day-Lewis e trata do período colonial nos Estados Unidos, onde o Reino Unido e a França disputava o território e arregimentavam os índigenas para lutarem como soldados.

Publicidade


Uma música

PUBLICIDADE

Elmar Nascimento escolheu uma canção que participou dos notórios festivais da canção durante os anos de 1960 na TV Record. A música é cantada por Jair Rodrigues e se chama “Disparada”. No vídeo abaixo, a apresentação durante o festival em 1966.

Vídeo gravado em 10/10/1966, no Teatro Record Consolação (São Paulo), com Jair Rodrigues, Trio Marayá e Trio Novo interpretando “Disparada”, de Geraldo Vandré e Théo de Barros.




Ficha técnica:

Filme: O último dos moicanos (1992)

Publicidade

Música: Disparada, de Jair Rodrigues

Livro: Carlos Lacerda e os anos 60 - oposição, de Cláudio Lacerda Paiva

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.