PUBLICIDADE

Elmar Nascimento dá dicas culturais: moicanos em guerra e canção dos anos 60

Deputado também sugere livro sobre expoente da oposição no País

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

O deputado Elmar Nascimento (União _BA) é cotado para disputar a presidência da Câmara dos Deputados na sucessão de Arthur Lira (PP-AL), atual ocupante do cargo. O baiano de 54 anos é o personagem na semana na série do Estadão “Para Ver, Ouvir e Pensar”.

O político indica duas obras que remetem à década de 1960 e uma sobre guerra nos Estados Unidos. Veja as dicas de Elmar Nascimento:

Deputado Elmar Nascimento, do União Brasil Foto: Dida Sampaio/Estadão


Um livro

Um relato sobre a atuação de Carlos Lacerda nos anos de 1960, quando era o expoente da oposição no País, é o tema do livro que o deputado Elmar Nascimento indica: “Carlos Lacerda e os anos 60 - oposição”. A publicação foi lançada em 1998.

Livro indicado pelo deputado Elmar Nascimento Foto: Reprodução / Estadão


Um filme

A produção cinematográfica que o deputado sugere foi lançada nos anos 90. “O último dos moicanos” é estrelado por Daniel Day-Lewis e trata do período colonial nos Estados Unidos, onde o Reino Unido e a França disputava o território e arregimentavam os índigenas para lutarem como soldados.


Uma música

PUBLICIDADE

Elmar Nascimento escolheu uma canção que participou dos notórios festivais da canção durante os anos de 1960 na TV Record. A música é cantada por Jair Rodrigues e se chama “Disparada”. No vídeo abaixo, a apresentação durante o festival em 1966.

Vídeo gravado em 10/10/1966, no Teatro Record Consolação (São Paulo), com Jair Rodrigues, Trio Marayá e Trio Novo interpretando “Disparada”, de Geraldo Vandré e Théo de Barros.




Ficha técnica:

Publicidade

Filme: O último dos moicanos (1992)

Música: Disparada, de Jair Rodrigues

Livro: Carlos Lacerda e os anos 60 - oposição, de Cláudio Lacerda Paiva

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.