PUBLICIDADE

Em Guarulhos, Lucas Sanches disputa sem padrinho político e Elói Pietá tem ‘apoio rancoroso’ do PT

Eleitores voltam às urnas na segunda maior cidade do estado de São Paulo no próximo domingo, 27; candidato do PL é comparado a Pablo Marçal, e ex-prefeito rompeu com o petismo

Foto do author Adriana Victorino

Os eleitores de Guarulhos, a segunda maior cidade do Estado de São Paulo, voltarão às urnas neste domingo, 27, para escolher entre o vereador Lucas Sanches (PL) e ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade). O candidato do PL liderou no primeiro turno com 33,25% dos votos, contra 29,81% de Pietá.

Elói Pietá (Solidariedade) e Lucas Sanches (PL) disputam o segundo turno em Guarulhos Foto: Divulgação/Campanha Lucas Sanches e Campanha Elói Pietá

PUBLICIDADE

Sanches é comparado nos bastidores ao empresário Pablo Marçal (PRTB), que ficou em terceiro na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O postulante até recebeu o apelido de “Marçal de Guarulhos” por conta do intenso uso das redes sociais e de discursos “antissistema”. Outra semelhança com o ex-coach é o fato de ter concorrido sem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar de Sanches ser do seu partido, o ex-presidente optou por apoiar o deputado estadual Jorge Wilson, o “Xerife do Consumidor”, que ficou em terceiro na disputa, com 20,12% dos votos.

Antiga liderança do PT, o ex-prefeito Pietá deixou a sigla após desavenças internas. O Partido dos Trabalhadores, que concorreu na cidade com o deputado federal Alencar Santana, chegou a liberar a militância para escolher o candidato preferido no segundo turno e fez uma nota classificando a postura de Pietá como “traição”.

A sigla, no entanto, voltou atrás e emitiu uma nota por meio do diretório municipal citando a necessidade de se posicionar contra a candidatura de Sanches e orientando o voto na candidatura de Pietá.

Santana (PT) ficou em quarto lugar no primeiro turno, com 9,67% dos votos, seguido de Márcio Nakashima (PDT), com 6,55%, e Waldomiro Ramos (PSB), com 0,59%.

Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais:

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.