PUBLICIDADE

Embate em Sorocaba tem prefeito à frente e disputa na direita por apoio de Bolsonaro e Tarcísio

Rodrigo Manga larga com mais de 70% das intenções de voto, com outros possíveis adversários com menos de 15%; disputa entre apadrinhados de Tarcísio e Bolsonaro pode gerar mudanças no cenário

PUBLICIDADE

Foto do author Andrei Gobbo

Faltando menos de quatro meses para a ida dos eleitores às urnas, a disputa pelo comando da cidade de Sorocaba tem o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) com grande vantagem segundo os levantamentos já divulgados por institutos de pesquisa. No último deles, revelado pelo Paraná Pesquisas em 8 de maio, o prefeito aparecia com 72,8% das intenções de voto, enquanto, mesmo somados, seus adversários não alcançavam 15%. Mesmo com o amplo favoritismo, Manga terá que lutar pelo apoio e vinculação ao governador Tarcísio de Freitas, de seu partido, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). É que a legenda do ex-chefe do Palácio do Planalto também lançou um pré-candidato, Danilo Balas. No atual momento, os dois tentam se vincular aos dois padrinhos políticos.

PUBLICIDADE

Na pesquisa do Paraná Pesquisas, publicada no dia 8 de maio, além dos 72,8% de Rodrigo Manga, Danilo Balas está com 4,8% e Paulinho do Transporte (PT) com 2,5%. Já outra pesquisa, do Real Time Big Data, divulgada uma semana antes, mostra vantagem menor, mas ainda grande do prefeito. Segundo ela, Manga teria hoje 59%, Balas 13% e Paulinho apareceria com 3%.

O prefeito do Republicanos diz, que apesar disso, não enxerga sua reeleição encaminhada. “Não existe uma eleição ganha, mas acho que o trabalho que foi feito ao longo deste mandato tem agradado o sorocabano”, diz.

Foto aérea da Prefeitura Municipal de Sorocaba, conhecido como Palácio dos Tropeiros. Eleição municipal de 2024 é uma das pautas para a cidade no interior paulista. Foto: Miguel Pessoa/Estadão

Uma das estratégias de Manga para manter essa popularidade é a utilização dos perfis em redes sociais alinhados ao formato das mídias bolsonaristas, com o uso de vídeos com humor ou títulos e conteúdos chamativos para viralização. Para o atual prefeito, “antigamente as pessoas não tinham acesso ao prefeito, ao governador, ao presidente, ele ficava no palácio, a população ali no bairro, via na época da eleição. Hoje, na política, ela acabou se atualizando. Então, hoje o político que fica trancado no ar-condicionado, ele está saindo fora do cenário”.

Ligado à venda de automóveis na cidade e com igrejas evangélicas, próximo a pautas moralmente conservadoras alinhadas ao eleitorado evangélico, ele foi vereador entre 2012 e 2020. Naquele ano, foi eleito prefeito, em um acirrado segundo turno contra a então prefeita Jaqueline Coutinho, em que o candidato do Republicanos ganhou por 52,58% dos votos no segundo turno. O candidato possui 417 mil seguidores no Instagram e mais de 200 mil seguidores no TikTok.

Já Danilo Balas comenta que a sua campanha se apoia na baixa rejeição e no possível crescimento ao ser reconhecido na campanha. “Eu entendo que há uma possibilidade de grande queda (de Manga) e conquista de apoiadores e eleitores, sim, no futuro, porque mais de 70% não conhecem a nossa atuação. Sorocaba tem mais de 400 mil eleitores, e a gente com certeza cresce”, explicou.

Ele tem a sua trajetória marcada pela carreira nas forças de segurança, entrando com 17 anos na Academia do Barro Branco, escola de formação de oficiais da Polícia Militar de São Paulo, e como Agente da Polícia Federal, em 2005. Desde 2019 é deputado estadual, eleito em dois mandados seguidos, com uma votação de 94.552 votos em 2022. Danilo Balas tem como pautas a segurança pública e o armamento da população, com estratégia também alinhada à produção de conteúdo bolsonaristas nas redes, com proximidade ao seu ex-aluno na PF, Eduardo Bolsonaro.

Publicidade

Enquanto isso, a campanha do candidato do PT, Paulinho do Transporte, aposta no discurso de que a situação da cidade é de “saúde precária, uma educação abandonada e uma segurança esquecida, servidores públicos desvalorizados”.

Paulo Eustasia, seu nome de batismo, é ligado ao sindicalismo e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL) e do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região. Ele já foi candidato a vice-prefeito de Sorocaba, em 2020, em chapa com Raul Marcelo (PSOL), que ficou em terceiro lugar.

Rodrigo Manga é atual prefeito e pré-candidato à reeleição da Prefeitura de Sorocaba. Foto: Divulgação/Rodrigo Manga

Disputa entre apadrinhados políticos da direita

As eleições para o Palácio dos Tropeiros envolvem parte da política nacional e estadual em influência para angariar mais votos para os candidatos. Entre Rodrigo Manga e Danilo Balas, a disputa é entre o apoio direto do governador Tarcísio Freitas, do mesmo partido do atual prefeito, o Republicanos, e do ex-presidente Jair Bolsonaro, afiliado ao PL, partido do deputado estadual.

PUBLICIDADE

Ambos apoiam Bolsonaro e Tarcísio e os apoiaram nas eleições de 2022, quando tiveram mais de 60% no segundo turno em Sorocaba, com Manga afirmando o bom relacionamento com o governador, citando que ele foi “o primeiro prefeito eleito, no mandato, que declarou apoio ao governador Tarcísio, antes mesmo de ir para o partido Republicanos”.

”Todo sorocabano sabe do nosso relacionamento, do carinho que eu tenho pelo presidente Bolsonaro, da proximidade que nós temos com o governador Tarcísio e o quanto a nossa cidade representou nas eleições, tanto do presidente como do governador, em 2022″. Outro ponto da ligação entre Tarcísio de Freitas e Rodrigo Manga é o apoio dado a projetos voltados a mobilidade urbana, como o trem ligando Sorocaba a São Paulo.

O deputado estadual Danilo Balas (PL-SP), é um dos pré-candidatos a prefeito de Sorocaba. Foto: Divulgação/Danilo Balas

No entanto, as redes sociais e o site de Danilo Balas também utilizam fotos juntos do governador de São Paulo. Balas faz parte da base de Tarcísio de Freitas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), mas respeitará a decisão do governador, que já teve convite para se juntar ao PL. “Eu preciso, é óbvio, conversar com o governador, a gente sabe que ele, sendo do mesmo partido do atual prefeito, a decisão tem que vir dele, de estar num palanque apoiando o prefeito, apoiando o Danilo Balas ou ficando numa posição de não apoiar nenhum dos candidatos”.

Quanto a Bolsonaro, enquanto Manga diz que, apesar de haver uma candidatura do PL, o ex-presidente teria “carinho” por ele, Balas diz estar na expectativa pela visita do ex-presidente. “Nós estamos articulando a melhor data, o melhor momento, porque ele roda o Brasil inteiro. Hoje (sexta-feira da semana passada), por exemplo, ele estará em Americana, na Festa do Peão, ele foi em várias cidades do Nordeste, vai para Goiás, foi para o Rio Grande do Sul, estará em eventos pelo Brasil e, por onde ele passa, a multidão o acompanha”.

Publicidade

Outro ponto de proximidade de Danilo Balas e Bolsonaro é sua relação com Eduardo Bolsonaro, que foi aluno, colega e é amigo do deputado estadual. “A gente tem uma amizade desde lá atrás da Academia e trabalhamos na superintendência da Polícia Federal em operações, combate ao crime organizado e crimes previdenciários, por exemplo”, declarou. Além de colegas de trabalho, Balas cita o apoio nas eleições de Eduardo de 2014 e 2018, quando o filho do presidente foi eleito deputado federal e, ele, estadual. “A gente fez um trabalho focado, reelegeu o Eduardo, que é meu amigo, e a gente teve a felicidade do primeiro mandato”, contou.

PT e Paulinho do Transporte

Já para Paulinho do Transporte, o apoio do PT e dos políticos afiliados ao partido será garantido, devido ao histórico de 32 anos como afiliado, ligado ao sindicalismo de Sorocaba. “Apesar de ser claro candidato pelo Partido dos Trabalhadores, filiado há mais de 32 anos, e termos o apoio indiscutível do governo federal para trazermos mais investimentos para a nossa cidade, contamos também com toda a base do PT, deputados estaduais, federais e até ministros. E apoio irrestrito de todos os partidos aliados”, declarou o candidato por meio de sua equipe de campanha.

Paulinho dos Transportes, pré-candidato do PT para a Prefeitura de Sorocaba Foto: Bruno Morais/Divulgação

Apesar de garantir o apoio dos partidos aliados do PT, outros candidatos alinhados à esquerda mas de outros partidos chegam próximo ao percentual do candidato sindicalista, com PDT e Rede com pré-candidaturas, gerando um racha entre os eleitores mais à esquerda da cidade. A esquerda em Sorocaba esteve o mais próximo da eleição nos últimos 20 anos em 2016, quando o então candidato Raul Marcelo foi ao segundo turno e teve pouco mais de 41%, contra o ex-prefeito José Crespo, que sofreu impeachment em 2019.

Veja a lista de pré-candidatos:

  • Rodrigo Manga (Republicanos), atual prefeito
  • Danilo Bala (PL), deputado estadual
  • Paulo Eustasia - Paulinho do Transporte (PT), sindicalista
  • Renan Santos (PDT), professor
  • Miriam Algarra (Rede), especialista em políticas públicas
  • Carlos Péper (Solidariedade), jornalista
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.