PUBLICIDADE

Em duelo de forças entre Kassab e Bolsonaro, ex-aliados disputam 2º turno em São José dos Campos

Atual prefeito, Anderson Farias (PSD), que busca a reeleição, já foi secretário na gestão municipal do adversário, Eduardo Cury (PL); na época, ambos estavam no PSDB

Foto do author Adriana Victorino

As eleições em São José dos Campos expõem uma disputa entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente do PSD, Gilberto Kassab. O ex-prefeito Eduardo Cury (PL) e o atual chefe do Executivo municipal, Anderson Farias (PSD), se enfrentam no segundo turno da cidade localizada no interior de São Paulo.

Prédio da prefeitura de São José dos Campos, cidade a 93 km da capital paulista Foto: Felipe Rau/Estadão

PUBLICIDADE

O município é o quinto maior colégio eleitoral do Estado e se consolidou como um território conservador nas últimas eleições. Em 2022, a cidade deu preferência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que recebeu 62,58% dos votos, ante 37,42% de Lula. Agora, Bolsonaro busca manter sua influência em um dos municípios mais estratégicos do Estado, atualmente sob o controle do PSD. A sigla de Kassab elegeu seis dos 21 vereadores da cidade neste ano.

Cury e Farias eram aliados e estavam no mesmo partido —o PSDB— até pouco tempo atrás. O integrante do PSD trabalhou como secretário nos dois mandatos do candidato do PL. Cury comandou o município do interior paulista entre 2004 e 2012 e foi eleito deputado federal em 2018, quando Farias trabalhou como seu chefe de gabinete.

O atual prefeito era vice de Felício Ramuth (PSD) e assumiu o cargo quando Ramuth se desincompatibilizou para concorrer a vice-governador na chapa vitoriosa de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Anderson Farias terminou o primeiro turno na frente, com 39,66% dos votos. Eduardo Cury foi escolhido por 25,96% dos eleitores. Em terceiro lugar, ficou Dr. Elton (União Brasil), com 19,89%, seguido de Wagner Balieiro (PT), com 11,67%, Professor Wilson Cabral (PDT), com 2,38% e Toninho Ferreira (PSTU), com 0,45%.

Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais:

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.