PUBLICIDADE

Governo do DF anuncia criação de ‘batalhão dos Poderes’ mais de 1 ano após 8 de Janeiro

Licitação para construção de nova unidade da Polícia Militar será feita no fim de outubro

PUBLICIDADE

Foto do author Vinícius Novais

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a construção do Batalhão dos Poderes, cuja obra custará mais de R$ 69 milhões. O anúncio foi feito durante uma visita de Ibaneis aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O complexo, com mais de 13 mil metros quadrados, abrigará o 6º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (6º BPM), responsável pela segurança da região central de Brasília, incluindo a Praça dos Três Poderes, atacada nos atos de 8 de janeiro.

PUBLICIDADE

A construção será realizada na Quadra 4 do Setor de Administração Federal Norte, no Plano Piloto. Serão quatro edifícios que acomodarão um efetivo de mil policiais, 60% para ação imediata. O espaço abrigará o Comando de Policiamento da Esplanada e um departamento operacional com videomonitoramento e sala de treinamento, além de um segundo gabinete para o Comando-Geral da PMDF.

“É o batalhão que vai atender a Esplanada dos Ministérios, cuidar dos palácios e das sedes dali, com a mesma abrangência de atendimento do batalhão antigo, mas com uma estrutura moderna, com espaço para heliponto, drones, auditório e outras estruturas. Será um batalhão com tecnologia, certamente um dos mais modernos do Brasil”, aponta o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite.

O novo quartel foi anunciado, pela primeira vez, em março de 2023. Na época, a base passou por uma reforma de caráter emergencial por conta do 8 de Janeiro. Segundo Ibaneis, trata-se de um “grupamento improvisado, que não atendia às necessidades da região central de Brasília”.

A escolha da empreiteira será feita via licitação, com critério de menor preço. A empresa será responsável pela construção e instalação de mobiliários. A sessão pública da licitação está marcada para 30 de outubro, às 9h.

Veja fotos do projeto do novo complexo:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.