BRASÍLIA – Principal buscador usado no País, o Google também funciona como um grande depósito de perguntas dos brasileiros. Há quem use para sanar dúvidas de bem-estar, esportes e também sobre os candidatos às Prefeituras neste ano.
E para responder essas questões o Estadão retomou nesta sexta-feira, 9, o Joga no Google. A série em vídeos – iniciada no ano passado com o nome de Joga na Busca – volta, em parceria com o Google, de forma especial para as eleições municipais deste ano.
O Estadão apresenta cinco das perguntas mais feitas por eleitores ao Google sobre os candidatos às prefeituras de dez capitais brasileiras. Foram procurados os candidatos às Prefeituras de todas as regiões brasileiras. São estas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Goiânia e Manaus.
O Estadão selecionou os três candidatos melhores posicionados nas principais pesquisas feitas até 17 de julho. No caso de Goiânia, a última cidade abordada na série, foi considerado levantamento divulgado em 17 de setembro.
O Google cedeu à reportagem as principais buscas feitas sobre os principais candidatos em suas respectivas capitais. Os dados foram obtidos via Google Trends, ferramenta que calcula e apresenta o interesse de busca no Google.
Para isso, foram apresentadas as buscas feitas pelos usuários em cada uma das capitais entre 1° de janeiro e 17 de julho deste ano. Em relação a Goiânia, o período foi até 24 de setembro.
Os episódios vão ao ar três vezes por semana, com cada candidato aparecendo em um dia. Os vídeos são publicados no Estadão e em todas as redes sociais do veículo na sexta-feira, no sábado e no domingo, sempre às 11 horas. A exceção será para os candidatos à Prefeitura de São Paulo, com os vídeos publicados entre 11 e 26 de setembro.
A cidade que estreou o Joga no Google foi a primeira capital do Brasil, Salvador. O candidato à reeleição da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil), o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL) participaram do quadro e responderam às perguntas dos cidadãos soteropolitanos.
Assim como no ano passado, quando o Estadão entrevistou ministros, governadores, deputados, senadores e prefeitos, o programa será conduzido por Levy Teles e Weslley Galzo, com a edição de vídeo de João Abel.
Confira o calendário de publicação
Salvador
Bruno Reis (União) - sexta-feira, 9 de agosto
Geraldo Júnior (MDB) - sábado, 10 de agosto
Kleber Rosa (PSOL) - domingo, 11 de agosto
Belo Horizonte
Bruno Engler (PL) - sexta-feira, 16 de agosto
Mauro Tramonte (Republicanos) - sábado, 17 de agosto
João Leite (PSDB) - domingo, 18 de agosto
Fortaleza
Capitão Wagner (União) - sexta-feira, 23 de agosto
José Sarto (PDT) - sábado, 24 de agosto
André Fernandes (PL) - domingo, 25 de agosto
Curitiba
Eduardo Pimentel (PSD) - sexta-feira, 30 de agosto
Luciano Ducci (PSB) - sábado, 31 de agosto
Ney Leprevost (União Brasil) - domingo, 1º de setembro
Recife
João Campos (PSB) - sexta-feira, 6 de setembro
Daniel Coelho (PSD) - sábado, 7 de setembro
Gilson Machado (PL) - domingo, 8 de setembro
São Paulo
Pablo Marçal (PRTB) - quarta-feira, 11 de setembro
Ricardo Nunes (MDB) - quinta-feira, 12 de setembro
Tabata Amaral (PSB) - sexta-feira, 13 de setembro
Guilherme Boulos (PSOL) - quarta-feira, 18 de setembro
Marina Helena (Novo) - quinta-feira, 19 de setembro
José Luiz Datena (PSDB) - quinta-feira, 26 de setembro
Manaus
Amon Mandel (Cidadania) - sexta-feira, 13 de setembro
David Almeida (Avante) - sábado, 14 de setembro
Capitão Alberto Neto (PL) - domingo, 15 de setembro
Rio de Janeiro
Alexandre Ramagem (PL) - sábado, 21 de setembro
Tarcísio Motta (PSOL) - domingo, 22 de setembro
O candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), foi convidado pelo Estadão para participar do quadro, mas ainda não houve retorno sobre a gravação.
Porto Alegre
Maria do Rosário (PT) - sexta-feira, 27 de setembro
Sebastião Melo (MDB) - sábado, 28 de setembro
A candidata Juliana Brizola (PDT) foi convidada pelo Estadão para participar do quadro, mas optou por não fazer a gravação.
Goiânia
Sandro Mabel (União) - sexta-feira, 27 de setembro
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.