O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, fechou um acordo com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para emplacar alguém de sua confiança na próxima vaga a ser aberta no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP). A mudança está prevista para ocorrer em setembro, quando o conselheiro Edgard Camargo Rodrigues deve se aposentar. A tratativa coloca Tarcísio novamente em rota de colisão com seu partido, cujas lideranças alegam ser escanteadas na gestão do Executivo paulista e classificam a influência de Valdemar como “interferência indevida”. No Republicanos, o deputado estadual Gilmaci Santos se coloca como candidato ao cargo na Corte.
ABERTO. Valdemar ainda não definiu quem vai indicar. Os deputados Carlos Cezar e Ricardo Madalena, ambos do PL, anunciaram que disputariam o cargo durante uma reunião da bancada. O advogado Carlos Callado, que já defendeu Valdemar, também é cotado. A mulher do presidente da Alesp, André do Prado (PL), é estagiária em seu escritório.
TROCA. A bancada evangélica da Alesp tem pleiteado a escolha de um deputado estadual do PL para o cargo, já que, assim, o pastor André Bueno, primeiro suplente do partido, assumiria uma cadeira na Casa.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.