PUBLICIDADE

Justiça barra sorteio de R$ 200 para quem compartilhar postagem favorável a Pablo Marçal

Decisão liminar ocorreu na tarde desta segunda-feira, 19, e magistrado deu prazo de 24 horas para perfil apagar publicação; ação foi proposta pelo PSB de Tabata Amaral; procurado, Marçal não se manifestou

PUBLICIDADE

Foto do author Heitor Mazzoco

O juiz Rodrigo Marzola Colombini, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, decidiu nesta segunda-feira, 19, suspender publicações de um perfil favorável a Pablo Marçal (PRTB) em que é divulgado sorteio de R$ 200 para os usuários que compartilharem postagens favoráveis ao candidato à Prefeitura de São Paulo. Procuado, Pablo Marçal ainda não se manifestou.

A ação foi proposta nesta segunda pelo PSB, partido da também candidata no pleito Tabata Amaral. Ao analisar o pedido liminar, o magistrado afirmou que o artigo 39, parágrafo 6º, da Lei nº 9.504/97 “veda o oferecimento de brinde ou de quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor”. Colombini cita ainda ainda que a mesma lei proíbe “impulsionamento de conteúdo não disponibilizado pelo provedor de aplicação que vise alterar a repercussão da propaganda eleitoral”.

Perfil descumpriu legislação eleitoral e deve, no prazo de 24 horas, apagar oferecimento de sorteio em troca de apoio Foto: Reprodução via TRE-SP

PUBLICIDADE

“Possibilidade de participar de sorteio de valores àqueles que impulsionarem propaganda eleitoral do requerido Pablo Marçal, o que configura estratégia de marketing digital não autorizada pela lei”, afirmou o Colombini na decisão proferida às 15h02 desta segunda.

O juiz intimou Marçal a se manifestar nos autos no prazo de 48 horas. Já o responsável pelo perfil ainda não foi identificado e será incluído no polo passivo e citado depois da obtenção das informações pessoais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.