BRASÍLIA – Para dar total prioridade a votações da agenda econômica no plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), cancelou todas as reuniões de comissões da Casa entre esta quinta-feira, 12, até a próxima sexta-feira, 20. Neste período fica proibida a realização de qualquer tipo de reunião de comissão.
Lira disse ter considerado a “proximidade do encerramento” do ano legislativo e a “necessidade de o plenário discutir e votar proposições de relevante interesse nacional” para tomar a decisão.
A Câmara encerrará as atividades no dia 23 e deverá dar total prioridade a pautas da agenda econômica. Nesta quinta-feira, 12, o plenário do Senado vota as últimas alterações no texto do projeto de lei que trata da regulamentação da reforma tributária. Após isso, a Câmara fará a análise final para o texto ser enviado à sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O governo ainda quer votar neste ano a proposta de emenda à Constituição (PEC) do pacote de contenção de gastos. Essa PEC terá a relatoria do deputado Moses Rodrigues (União-CE) e será apensada a uma outra PEC em tramitação mais avançada e, assim, poderá ser votada diretamente no plenário da Casa.
Deputados afirmam que há até a possibilidade de que Lira possa convocar sessão no dia 23 de dezembro. No entendimento de parlamentares aliados a Lira, votar iniciativas como a regularização da reforma tributária ainda neste ano seria a forma de dá-lo uma saída triunfal, já que o mandato dele acabará em 2025.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.